O laudo preliminar da avaliação feita por engenheiros da UNIPAMPA será entregue à Prefeitura de Alegrete na segunda-feira. Desde a última quinta-feira, os técnicos da universidade estão recolhendo amostras de material e apurando os primeiros resultados dos testes feitos nos pilares, base e cabeceira da ponte.
O Secretário de Infraestrutura Antonio Carlos Calovi, disse que mesmo com o nível do rio praticamente normal, não será possível liberar o tráfego na ponte sem antes ter um avaliação, mesmo que num primeiro momento, ainda incompleta. Não seria sensato tomar essa decisão, mesmo que os indícios sejam de que o quadro da centenária obra, não oferece demasiadas preocupações. Ele acredita que já nesta segunda feira haverá a liberação de veículos leves. A questão dos ônibus do transporte coletivo, vai ensejar uma análise mais cuidadosa tendo em vista que esse carros mais novos, vazios, pesam 10 toneladas e, com 70 passageiros, chegam a 13,5 toneladas. Como equacionar esse problema do limite de peso na ponte e a passagem dos ônibus do transporte coletivo, é um quebra cabeça, mas que precisa ser resolvido, porque continuar fazendo a volta pela BR, é muito desgastante para todos.
A partir de hoje começa a instalação dos suportes onde serão afixados os semáforos que vão permitir que apenas uma via da ponte seja usada. Esses equipamentos a prefeitura já têm disponíveis. O secretário lembrou que o resultado completo do laudo que a UNIPAMPA está fazendo, só será entregue em 15 dias.