Sete veículos terão de ser adaptados para receber cadeirantes
A partir desta sexta-feira passa a valer o prazo aos interessados que queiram concorrer a um dos 125 novos prefixos de táxi para Santa Maria. A novidade é que dos 125 carros previstos, sete terão de ser adaptados para receber cadeirantes. Ou seja, precisarão ter elevadores para facilitar o acesso dos passageiros, o que deve elevar o custo do veículo em R$ 20 mil, conforme aponta o secretário de Mobilidade Urbana, Miguel Passini.
Os interessados terão 45 dias para apresentar a documentação necessária. Passini destaca que uma lei municipal, que regra o tema, dará preferência a auxiliares de táxis e motoristas de ônibus e de vans escolares.
Os critérios a serem avaliados
O secretário revela que entre os critérios a serem avaliados estão: maior tempo como motorista de táxi ou como auxiliar, tempo como motorista de transporte coletivo, tempo como condutor de transporte escolar e, por fim, tempo de CNH em qualquer categoria.
Também será considerado, na pontuação, aqueles auxiliares de táxi que tenham feito cursos de capacitação como, por exemplo, os de turismo e de língua estrangeira. A previsão é de que o resultado do edital seja conhecido em 90 dias. Uma comissão com 10 funcionários da pasta avaliará os documentos apresentados.
A autorização para a exploração do serviço do transporte terá validade de 15 anos podendo ser prorrogada pelo mesmo período. A prefeitura projeta que a nova frota deva estar circulando pelas ruas da cidade até o fim do primeiro semestre de 2015. Atualmente, há 203 táxis em Santa Maria.
Banco reserva substituirá quem estiver irregular
Para os 125 novos prefixos também será montado um banco reserva. A ideia é que eventuais desistências ou irregularidades possam ser substituídas com esse cadastro reserva, que terá validade por 15 anos.
Esse cadastro também será utilizado para substituir eventuais nomes da lista dos 198 taxistas que aguardam autorização da prefeitura para dar continuidade aos serviços no município.
Os interessados terão 45 dias para apresentar a documentação necessária. Passini destaca que uma lei municipal, que regra o tema, dará preferência a auxiliares de táxis e motoristas de ônibus e de vans escolares.
Os critérios a serem avaliados
O secretário revela que entre os critérios a serem avaliados estão: maior tempo como motorista de táxi ou como auxiliar, tempo como motorista de transporte coletivo, tempo como condutor de transporte escolar e, por fim, tempo de CNH em qualquer categoria.
Também será considerado, na pontuação, aqueles auxiliares de táxi que tenham feito cursos de capacitação como, por exemplo, os de turismo e de língua estrangeira. A previsão é de que o resultado do edital seja conhecido em 90 dias. Uma comissão com 10 funcionários da pasta avaliará os documentos apresentados.
A autorização para a exploração do serviço do transporte terá validade de 15 anos podendo ser prorrogada pelo mesmo período. A prefeitura projeta que a nova frota deva estar circulando pelas ruas da cidade até o fim do primeiro semestre de 2015. Atualmente, há 203 táxis em Santa Maria.
Banco reserva substituirá quem estiver irregular
Para os 125 novos prefixos também será montado um banco reserva. A ideia é que eventuais desistências ou irregularidades possam ser substituídas com esse cadastro reserva, que terá validade por 15 anos.
Esse cadastro também será utilizado para substituir eventuais nomes da lista dos 198 taxistas que aguardam autorização da prefeitura para dar continuidade aos serviços no município.
Fonte: Diário de Santa Maria