Lideranças da região querem audiência com o governador Leite para encaminhar demandas sobre estradas

No final da tarde da última quinta-feira, um grupo de lideranças reuniu-se no gabinete do prefeito Márcio Amaral para uma tomada de posição em relação às estradas da região. Foi decidido que será feita uma mobilização para chegar até o Governador Eduardo Leite no sentido de que ele libere recursos para obras emergenciais de estradas na região como as ERS 566, 176, 143, 377 e 241. Somente uma dessas estradas, a ERS 566, é responsável pelo escoamento de 2/3 da produção de arroz do Município, conforme afirmou a presidente da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, Fátima Marchezan. A presidente disse acreditar na mobilização e colocou a associação à disposição, o mesmo ocorrendo com o presidente do Sindicato Rural de Alegrete, Edi Mendonça, que se posicionou em apoio.

O prefeito Márcio Amaral, que coordenou a reunião, disse que a mobilização é importante porque não basta apenas aguardar pelas decisões, mas buscar apoios em todas as frentes para pelo menos amenizar a situação crítica das estradas estaduais na região.

O grupo reunido decidiu que buscará o apoio de maior número de parlamentares pela causa. Da reunião resultou um ofício encaminhado ao deputado estadual Mateus Wesp da bancada do PSDB, que visitava a cidade, solicitando seu apoio ao pleito e que o parlamentar interceda no sentido de agendamento de uma reunião das lideranças da região com o governador Eduardo Leite, já na próxima semana, para que possam relatar a dimensão do problema.

Inclusive um grupo foi criado no aplicativo WhatsApp com a denominação SOS RS 566, 377, 176, 183, 241 que será o canal de comunicação entre entidades representativas, produtores e classe política.

Participaram da reunião o prefeito Márcio Amaral, vice prefeito de Manoel Viana, Juca Rosso; presidente da Associação dos Arrozeiros, Fátima Marchezan; presidente do Sindicato Rural, Edi Mendonça; vice- presidente do Sindicato Rural, Antônio Carlos Calovy ; Vereadores Celeni Viana e Luciano Belmonte; presidente do MDB, Airton Amaral; presidente do Centro Empresarial de Alegrete, Francisco Pedroso; presidente do Sindilojas Alegrete/Manoel Viana, Roberto Segabinazzi; representante da ACRIPILEITE, Anderson Alves; representante do deputado Frederico Antunes, Airton Zuquetto Dutra, empresário Deonir Martini e diretor da Construtora Alegretense, engenheiro Luiz Henrique Leal.

Alair Almeida