Lojistas e moradores da General Sampaio estão indignados com a Operadora OI

Um grupo de empresários e moradores da rua General Sampaio conversou com a reportagem na tarde de ontem(6). Eles estavam indignados pela falta de assistência da empresa de telefonia Oi, pois estão sem internet e sem telefone desde o último domingo, quando ocorreu uma grande ação da empresa Sirtec, terceirizada da RGE.

Aparelhos queimados, troca de fase, calçadas danificadas e prejuízos em vendas. Essas são algumas das reclamações. Um dos empresários acrescentou que eles não são contra as obras realizadas pela Sirtec, mas acreditam que poderia ter uma ação conjunta entre todas as empresas para que os consumidores não fossem lesados. “Se eles tivessem fechado a quadra e todo trabalho tivesse concluído naquele dia de forma satisfatória para todos, o prejuízo de não vender algumas horas seria compreensível, porém, o problema persiste e a quem vamos recorrer? Sem uma loja física da empresa Oi no município, todas as demandas têm uma morosidade terrível, isso quando somos atendidos. Enquanto isso, os clientes chegam nos estabelecimentos e não podem efetuar compras por falta de internet, sistema ou condições de passar cartão. Onde estão os órgãos fiscalizadores, onde estão os nossos vereadores, estamos à mercê da boa vontade de uma empresa que desconhece nossa real necessidade e por esse motivo, com muita sorte vamos ter que esperar cerca de duas ou três semanas?! – questionaram.

O prejuízo de todos é considerável, de acordo com o grupo.

No caso da fase trocada o comerciante desembolsou o custo para um eletricista particular consertar por que a demora pela companhia da RGE após chamado seria de horas. E o prejuízo seria ainda maior.

Em contato com o supervisor da Sirtec, Ailton Pussi, ele respondeu a todos os questionamentos. Quanto à fase trocada, Ailton explica que isso pode acontecer pois eles estão saindo de um rede velha para outra. Mas que a equipe da RGE quando comunicada envia equipe para o conserto. Neste caso, não há nenhum risco de queima de aparelhos e equipamentos.

Já em relação às calçadas, ele ressalta que no primeiro momento é colocado apenas o cimento para que a empresa, posteriormente, faça o orçamento e realize o conserto para que fique como estava.

Em relação aos fios da telefonia e internet, Ailton ressalta que todas as empresas que fazem uso dos postes da RGE são comunicadas sobre os trabalhos. No caso das empresas de internet, uma equipe acompanha todo o processo para que o consumidor não seja prejudicado. Entretanto, a empresa Oi não faz o mesmo. ” Precisamos tirar os fios que, na maioria das vezes, está apenas enrolado. Existem muitos fios obsoletos nos postes e quanto ao trabalho da telefonia diz não ter ingerência. A responsabilidade é da empresa que deve ter uma equipe para refazer o mais rápido possível o ajuste. ” Citou.

E todas as pessoas que tiveram aparelhos queimados devem solicitar um laudo técnico.

Já o Procon enviou a seguinte nota:Em relação a reclamação dos consumidores empresários residentes na Rua General Sampaio e proximidades, que reclamaram nesse portal, A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, através do Procon, vem salientar que não recebeu nenhuma reclamação por parte de algum consumidor, ou representante de empresas que moram na região onde a empresa Sirtec realizou os serviços no último final de semana.Informamos também que para que possamos resolver o problemas dos consumidores, é preciso que o Procon seja informado sobre o problema, através do endereço do consumidor, com sua respectiva linha e documentação com CPF, ou CNPJ.No momento que o Procon é acionado, imediatamente é acionado um canal direto com a Operadora Oi.Pedimos que os Consumidores que encontra-se com problemas com a referida operadora, que compareça no Procon para que possamos resolver o problema.Ficamos á disposição para quaisquer outras informações que forem necessárias.

Flaviane Antolini Favero