Entrevista:
A alegretense Lunara Fernandes tem 22 anos, e já possui um currículo de dar inveja a qualquer atleta que se habilite iniciar na prática do futebol feminino.Depois de vencer a fase municipal do Circuito Sesc Verão de Esportes, retorna as quadras no final de 2014 pelo Star. Lunara treina forte, dedica-se a uma das posições mais contestadas do futebol, goleira.
Com boa agilidade e muito reflexo, a goleira defende no campo, na areia e na quadra. É com ela que a reportagem do Portal Alegrete Tudo bateu um papo entre uma defesa e outra.
Portal: Quando e como iniciou a praticar futebol ?
Lunara: Iniciei a praticar futsal na escola, representando a escola Dr Lauro Dornelles no JERGS em 2009, e no mesmo ano entrei para equipe Star de Alegrete. Representei a cidade por todo Estado do RS com 15 anos de idade.
Portal: Por que escolhestes a posição de goleira ?
Lunara: Escolhi ser goleira porque é a posição que mais me identifiquei. Precisa de muita responsabilidade, precisão, atitude, superação, raça, ser segura e passar essa segurança para toda equipe.
Portal: O que é preciso para praticar o futebol feminino?
Lunara: Para praticar futebol feminino precisa ter muita força de vontade e dedicação, pois não é fácil fazer um esporte que não é apoiado em nosso País.
Portal: Ainda existe o preconceito em ver uma garota jogando futebol ?
Lunara: Existe ainda.Em algumas pessoas o preconceito quando uma menina pratica futebol. Mesmo assim, existem muitas outros que apoiam e fazem com que não desistimos.
Portal: Qual a modalidade que tu mais gosta de atuar?. Na areia, na quadra ou na grama ?
Lunara: Eu gosto de atuar mais no futsal em quadra, pois meu desempenho é muito melhor.
Portal: Onde vem a motivação para jogar, mesmo sem apoio, incentivo e sem remuneração alguma ?
Lunara: A vontade vem do amor que sinto pelo esporte, em continuar jogando, mesmo sem apoio. Às vezes sem patrocínio e nenhuma remuneração.
Portal: Ano passado teu clube voltou forte nas quadras, qual a expectativa para este ano ?
Lunara: Ano passado o Star voltou a jogar campeonatos no RS representando a cidade. Depois de duas cirurgias no joelho eu retornei a minha equipe, que também volta nos torneios. Estamos muito bem representando a cidade. O Star está sempre entre as melhores equipes, isto é maravilhoso para quem estava voltando depois de anos parada. E neste ano, queremos por no topo Alegrete, em todos os campeonatos que atuarmos.
Portal: E na areia, campeã municipal. Agora Torres. O Estadual promete ?
Lunara: Depois da conquista de 2 x 0 sob a nossa maior rival aqui de Alegrete, vamos para Torres mostrar que as guerreiras do Star podem colocar Alegrete entre as melhores do Estado.
Portal: Qual tua experiência como goleira? Teu estilo de jogo, como define tua atuação dentro das quatro linhas ?
Lunara: No inicio joguei torneios de futsal por todo Rio Grande do Sul, joguei futebol de campo no campeonato gaúcho com o Flamengo de Alegrete, ficando com vice- campeonato no RS. Classificamos para a Copa do Brasil. Eu jogo com muita seriedade, segurança, raça, determinação e superação. Lançamentos perfeitos para as companheiras, gosto de defender pênaltis e com isso já levei meu time para finais importantes.
Portal: Qual tua mensagem para as meninas que queiram iniciar no futebol. Existe uma tática ?
Lunara: Joguem com amor e muita dedicação, pois não é fácil. Mas esse amor e superação vão ultrapassar qualquer barreira. Nunca deixem de sonhar.
Por: Júlio Cesar Santos da Luz