O Portal alegrete Tudo recebeu a visita do secretário de Segurança e Cidadania, Luís Claudio Maglioli Ramos, que contestou algumas observações referente a reportagem realizada com o Presidente do Conselho de Trânsito, José Gustavo Canabarro Saldanha.
Maglioli falou sobre as melhorias do trânsito e destacou algumas mudanças que já ocorreram e outras que estão por vir com a Mobilidade Urbana.
Conforme o secretário, duas empresas participaram e a Prefeitura já licitou e está em processo de homologação para abertura dos envelopes.
A empresa que vencer, vai elaborar o Plano Diretor de Mobilidade Urbana e preparar o edital de licitação do transporte coletivo. “A empresa vai pensar na cidade no que se refere à Mobilidade Urbana”- comenta.
Novos corredores de ônibus, terminais de transporte coletivo, espaços para pedestres, novas mudança no sentido de vias e construção de ciclovias, são algumas das melhorias previstas para Alegrete.
Em 2012 quando a secretaria de segurança foi criada, o propósito foi de melhorar o fluxo no trânsito e aperfeiçoar a qualidade na fiscalização e nas vias, o que começou a ter resultado.
Desde então, várias melhorias já foram efetivadas, ressalta Maglioli. Uma delas foi a implantação do videomonitoramento, que ajuda os agentes e autoridades a elucidar as causas de muitos acidentes aqui na cidade.
Ainda salienta a regularização de setor de moto táxi e moto frete, assim como o sistema de limite de peso de caminhões no centro, o que está sendo analisado para ser estendido até as avenidas Rondon, Vila Inês e Kennedy.
“Cartões para idosos, deficientes e o aumento de vagas também foi proposto pela secretaria”-relata.
Uma das mudanças mais visíveis e que melhorou o fluxo do trânsito foi estabelecer o sentido binário nas ruas do centro, em que uma vai e outra vem, assim como o estacionamento rotativo e as sinaleiras de pedestres.
Com relação a Guarda Municipal, Maglioli ressalta mudanças como a sede própria, a aquisição de viaturas, uniformes entre outros equipamentos(rádio e material de expediente).
A fiscalização é outro ponto defendido pelo secretário que informa o número expressivo de autuações mensais, em torno de 120, o que demonstra a eficácia nas abordagens e o acréscimo nas fiscalizações. “Não só em função da balada segura,mas também em parceria com Brigada Militar”- esclarece
Neste período também foi criado o setor de sinalização viária. Somente do ano passado até hoje, foram colocadas mais de 400 placas de indicação e sinalização, pinturas em faixas de segurança, acostamentos e vias. Está sendo adotada a chamada Zona Trinta. Esta pintura diferenciada na região que se destaca como mais conflituosa, especialmente nas curvas do Parque dos Aguateiros e na entrada da Nossa Senhora do Carmo, reforça a indicação de que os motoristas não podem ultrapassar o limite de velocidade que é de 30km/h.
“A Mobilidade Urbana vai pensar de que forma queremos o trânsito e os modais. Vamos priorizar carros, motos, bicicletas, mas principalmente o coletivo”- enfatiza Maglioli.
Os pontos críticos ainda são as saídas do centro com a avenida Dr Lauro Dorneles, Vitorino e Barão do Amazonas. “Estamos estudando a colocação de semáforos nestes locais”- comenta.
O secretário disse que o próximo ano vai ser muito importante para o trânsito, estão previstas audiências públicas para ouvir a população e colocar em prática todas as melhorias relacionadas a Mobilidade Urbana. “Será um ano de debate quanto ao trânsito que queremos”- finaliza.