Mais 2.360 doses de vacina chegam nesta terça-feira em Alegrete

A 10ª Coordenadoria de Saúde recebe neste dia 23 a nona remessa de vacinas para ser distribuída aos 11 municípios da região. A distribuição ocorre às 15h.

A Delegada Regional de Saúde, Heili Temp, informa que esta remessa vai atender a 100% os idosos do grupo de 70 anos e mais  (coronavac) num total de duas mil doses. Depois será aberto aos idosos de 69 anos e, também terão mais 120 doses aos Quilombolas.

Também vão vacinar 100% dos Quilombolas (a vacina Astrazeneca- Fiocuz), conforme determinação do Ministério da Saúde . Ampliar a vacinação por faixa etária de 69 anos de idade que corresponde a 34% das doses desta faixa etária.

A imunização inicia nesta quarta feira, dia 24, em todas as unidades de saúde com sala de vacina. Todos devem levar documento com identificação e observar, com muita atenção os protocolos de saúde.

Até o momento, o município de Alegrete já vacinou com a primeira dose 5.670 pessoas.

Número de doses recebidas 1ª dose: 8.030
Número de doses recebidas 2ª dose: 2.610
Total de vacinas aplicadas (1ª dose): 5.670
Quantitativo de doses totais de vacina contra COVID-19 aplicadas (2ª dose): 2.224
Doses de vacina aplicadas em profissionais da saúde (1ª dose): 2.420
Doses de vacina aplicadas em profissionais da saúde (2ª dose): 1.274
Doses de vacina aplicadas em idosos em ILPI (1ª dose): 192
Doses de vacina aplicadas em idosos em ILPI (2ª dose): 189
Quantitativo de doses de vacina contra COVID-19 aplicadas em pessoas entre 70 e 79 anos (1ª dose): 728
Quantitativo de doses de vacina contra COVID-19 aplicadas em pessoas com 80 anos e mais não institucionalizados (1ª dose): 2330
Quantitativo de doses de vacina contra COVID-19 aplicadas em pessoas com 80 anos e mais não institucionalizados (2ª dose): 761.

Atualização:

A notícia  veiculada hoje pelo Portal Alegrete Tudo, acabou não se confirmando e não houve vacinação. Mas, queremos esclarecer que as informações, aqui veiculadas, foram embasadas em relatos que recebemos da Coordenadoria de Saúde do Município. De forma que,  se houve a alteração do calendário de vacinação ou atraso no recebimento da vacina, nós lamentamos o  equívoco criado, pois sempre pautamos a nossa linha de conduta em muita responsabilidade em tudo que veiculamos. E, certamente, houve algum contratempo, nas informações repassadas a nossa reportagem.

A Delegada Regional de Saúde informa que as  vacinas realmente estavam previstas para chegar dia 22 e, devido ao mau tempo não puderam vir por via aérea e tiveram que ser transportadas  por terra e, por isso houve essa mudança.

Vera Soares Pedroso