Mais de 20ha queimadas no Durasnal; Bombeiros e produtores no combate às chamas

Na tarde desta quarta-feira(22), novamente, um incêndio em campo mobilizou produtores e Bombeiros no interior de Alegrete. Desta vez, na localidade do Durasnal.

De acordo com um dos produtores, as chamas começaram no início da tarde e, em pouco tempo já tinham consumido cerca de 20 hectares da área. São três fazendas que foram atingidas e a grande preocupação seria os eucaliptos. ” Com arado e trator foram realizadas valas para evitar que o fogo chegasse no eucaliptos, além do auxílio dos Bombeiros que ficaram no local por mais de três horas” – falou o produtor.

Ele ressalta que não há informações sobre o que teria provocado o começo das chamas e, que em uma das fazendas, o pasto ficou comprometido e isso gera um problema grave quanto aos animais.

O incêndio ocorreu no Durasnal cerca de 30Km da cidade. Por volta das 16h20 min, por telefone, o produtor disse à reportagem que felizmente o sinistro tinha sido controlado, estavam realizando o rescaldo.

Este foi o terceiro incêndio de grande proporção em menos de quatro dias. Com a vegetação seca e a falta de chuva, qualquer queima pode provocar um incêndio com danos e consequências graves. Por esse motivo, é indispensável a responsabilidade das pessoas em não colocar fogo em lixo, entulhos ou realizar queimas para limpeza do campo ou algo semelhante, tanto no interior como na cidade. Neste caso, as causas do fogo não foram identificadas.

Toda vez que os Bombeiros se deslocam para o interior, a cidade fica desguarnecida.