Mais de 280 quilos de carne sem procedência são apreendidos em açougue

Produto também estaria sem condições para consumo

carne

A Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) em conjunto com o Batalhão Ambiental da Brigada Militar, a Vigilância Sanitária e a Inspetoria Veterinária da prefeitura de Santa Maria apreendeu 288 quilos de carne no Rancho dos Gaudérios, na Avenida Fernando Farrari, em Santa Maria.

O proprietário do estabelecimento, Danton Binato da Rocha, 61 anos, foi levado até a Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento e depois à Penitenciária Estadual de Santa Maria. Conforme o delegado Sandro Meinerz, titular da Defrec, um inquérito será instaurado, e o proprietário, indiciado por crime contra as relações de consumo. A pena prevista é de dois a cinco anos de detenção ou multa.

O advogado de Rocha, Divor Rittes Bassan Filho, pediria ainda na noite de sexta a liberdade provisória de seu cliente.

– Foi um fato isolado. Ele tem a procedência da carne e vamos comprovar no decorrer da instrução criminal. Ele é um empresário conceituado. Ele tem fazenda, estava com atraso no frigorífico. Os animais eram da criação dele – afirma Divor.

A operação ocorreu por volta das 15h. Segundo Meinerz, a maioria dos 288 quilos da carne apreendida era de ovelha, mas também havia embutidos. O delegado afirma que a carne estava mal acondicionada, por isso, imprópria para o consumo, e o proprietário não tinha comprovação da procedência.

– A importância desse tipo de operação é retirar essa carne de circulação para que as pessoas não consumam um produto sem condições – ressalta Meinerz.

O titular da Defrec apela para que as pessoas que tiveram informações sobre irregularidades na comercialização de carne denunciem à Polícia Civil ou à Vigilância Sanitária. De acordo com Meinerz, as operações visando ao combate ao comércio irregular e também ao abigeato serão intensificados na cidade e na região.

Na última semana, policiais civis, militares, veterinários e agentes sanitários participaram do 5º Curso de Formação de Servidores para o Enfrentamento ao Abigeato e Abate Irregular de Animais, promovido pelo Comitê de Gestão da Transversalidade das Ações de Combate aos Crimes de Abigeato e Abate Irregular de Animais, da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Fonte: DIÁRIO DE SANTA MARIA