Montadora russa poderá se instalar em Santa Maria

Prefeito, empresários russos e governador articulam acordo que pode resultar na vinda da empressa Rosoboronexport

 sm

Um pequeno passo foi dado nesta quinta-feira para a vinda de uma montadora de caminhões russa para Santa Maria. Representantes da empresa estatal russa Rosoboronexport, acompanhados do prefeito Cezar Schirmer (PMDB), participaram de três reuniões no Piratini. Uma delas teve a participação do governador José Ivo Sartori (PMDB). Os encontros são resultado de uma articulação que começou há dois anos.

— Estive reunido com os russos em três momentos e, obviamente, o meu interesse é trazer a montadora para Santa Maria. Por isso, vou estar onde for necessário para ajudar a concretizar o intercâmbio comercial — diz Schirmer.

Com o intercâmbio comercial, os russos querem vender seus caminhões de bombeiros ao Estado e se propõem a importar a produção gaúcha de soja, arroz, carne bovina, suína e de frango. Como o Estado está praticamente quebrado e não tem recursos para adquirir os equipamentos russos, a negociação envolveria diretamente os produtores rurais e empresas locais, que vão exportar as suas produções. Os exportadores usariam parte do valor recebido com a venda dos produtos e iriam adquirir os caminhões de bombeiros, que seriam doados ao Estado.

Segundo Schirmer, a proposta foi apresentada às secretarias de Segurança, Desenvolvimento Econômico e Rural e ao governador.

— Houve uma boa receptividade por parte dos integrantes do governo gaúcho e dos russos. Agora, é definir o papel de cada um e seguir com as articulações — resumiu Schirmer.

Quem é a empresa

A empresa estatal russa Rosoboronexport é responsável pela importação e pela exportação de armas, equipamentos militares e com aplicação civil, além de auxiliar na negociação de outros itens no comércio exterior russo. A estatal não é uma fabricante, mas coordena compras e vendas de outras empresas da Rússia. É a estatal que está negociando uma parceria com o Estado do Rio Grande do Sul para a compra de cereais e carne de produtores gaúchos e a exportação de caminhões de bombeiros.

A fabricante dos caminhões de bombeiros, a russa Fire Group Priority, emprestou à prefeitura de Santa Maria, que cedeu aos bombeiros, um exemplar dos seus produtos. Se o projeto der certo e um dado número de caminhões for vendido para o RS, a Fire Group Priority deve se instalar na cidade.

Fonte: Diário de Santa Maria