Mormo: exame será obrigatório para o desfile em 20 de setembro

Organizadores dos Festejos Farroupilhas 2015 estiveram reunidos, na noite de terça-feira (28), piquetes e demais integrantes do Movimento Tradicionalista, para definir a programação do evento. A reunião, esclareceu dúvidas sobre as exigências sanitárias para equídeos, no Rio Grande do Sul, que após ter identificado um caso de Mormo no Estado, está exigindo a realização do exame em todos os animais, a fim de evitar a proliferação da doença infecto-contagiosa.

DSC09236

Durante a reunião, realizada no CTG Vaqueanos da Fronteira, Cléo Trindade falou da obrigatoriedade do exame para o desfile de 20 de setembro e demais eventos da Semana Farroupilha. Explica que não sabe quem fará a fiscalização, porém a consciência dos proprietários de animais é que valerá, tendo em vista que o Mormo é transmissível ao ser humano. “Já temos vários veterinários em Alegrete que estão habilitados para realizar o procedimento, alguns estão fazendo até com 50% de desconto. Se até 02 de dezembro não houver comprovação de mais nenhum animal contaminado no estado, o exame deixará de ser obrigatório”, afirmou o coordenador dos festejos.

DSC09246

Mormo

SINTOMAS: Os sintomas mais comuns são a presença de nódulos nas mucosas nasais, nos pulmões, gânglios linfáticos, catarro e pneumonia. A forma aguda é caracterizada por febre de 42ºC, fraqueza e prostração; pústulas na mucosa nasal que se transformam em úlceras profundas com uma secreção, inicialmente amarelada e depois sanguinolenta; intumescimento ganglionar e dispnéia.

CONTAMINAÇÃO: Acontece pelo contato com material infectante (pus, secreção nasal, urina ou fezes). O agente penetra por via digestiva, respiratória, genital ou cutânea (por lesão). O germe cai na circulação sanguínea e depois alcança os órgãos, principalmente pulmões e fígado.

cavalo

No Rio Grande do Sul, não há mais nenhum caso confirmado até o momento. Porém há suspeitas que estão sendo apuradas.

 Em Alegrete existem, cerca de sete mil cavalos.