Morre Luiz Carlos Alabi, patrão do GNI: uma vida dedicada à cultura gaúcha e à defesa dos trabalhadores

Morreu na manhã deste domingo (5), Luiz Carlos Pereira Alabi, aos 63 anos. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Caridade de Alegrete devido a complicações de uma pneumonia.

A informação foi confirmada por Elaine Muller, presidente do Sindicato dos Comerciários, que destacou o pesar pela perda.

Alabi iniciou sua trajetória profissional no Sindicato dos Comerciários na década de 1980. Antes disso, atuou como assessor na Câmara Municipal de Alegrete, colaborando com o então vereador Renato Costa. Paralelamente à carreira profissional, ele sempre esteve envolvido com o tradicionalismo. Atualmente estava em sua segunda gestão como patrão do Grupo Nativista Ibirapuitã, cuja liderança seria concluída ainda este ano. “Na época que fui patrão, 2011 a 2013, 2013 a 2015, o convidei para ser capataz e, desde então, ele permaneceu atuando no grupo”- citou Adriani Blaskesi.

Leia mais: Pedro, o jovem de 14 anos gravemente ferido em atropelamento, está em casa

De acordo com Elaine Muller, Alabi era conhecido pela dedicação ao trabalho e pelo acolhimento àqueles que frequentavam o Sindicato. Ela destacou que ele costumava chegar ao local antes das 6h, sempre acompanhado de um chimarrão, e demonstrava preocupação com causas sociais, incluindo o cuidado com animais abandonados.

No âmbito do tradicionalismo, Alabi se destacou pela dedicação à cultura gaúcha, e atuou em diferentes frentes. Além de patrão do Grupo Nativista Ibirapuitã, foi vice-coordenador da Semana Farroupilha, em 2024 e devido a problemas de saúde não conseguiu participar ativamente, cuja coordenação era de Cléo Trindade. Ele também foi patrão do CTG Querência Charrua e contribuiu como conselheiro na gestão anterior da 4ª Região Tradicionalista.

Leia mais: Desgarrados de Alegrete fazem bonito em outras querências

Cléo Trindade destacou o impacto da perda para o movimento tradicionalista e para sua vida pessoal. Segundo ele, Alabi foi um importante colaborador, sempre presente com ideias e trabalho ativo.

O falecimento de Luiz Carlos Pereira Alabi deixa uma lacuna significativa no tradicionalismo e na comunidade de Alegrete. As últimas homenagens acontecem na Funerária Angelos, na rua Daltro Filho, 220, Centro. O sepultamento será neste dia 6, segunda-feira, no Cemitério Municipal.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários