A informação foi confirmada por Elaine Muller, presidente do Sindicato dos Comerciários, que destacou o pesar pela perda.
Alabi iniciou sua trajetória profissional no Sindicato dos Comerciários na década de 1980. Antes disso, atuou como assessor na Câmara Municipal de Alegrete, colaborando com o então vereador Renato Costa. Paralelamente à carreira profissional, ele sempre esteve envolvido com o tradicionalismo. Atualmente estava em sua segunda gestão como patrão do Grupo Nativista Ibirapuitã, cuja liderança seria concluída ainda este ano. “Na época que fui patrão, 2011 a 2013, 2013 a 2015, o convidei para ser capataz e, desde então, ele permaneceu atuando no grupo”- citou Adriani Blaskesi.
Leia mais: Pedro, o jovem de 14 anos gravemente ferido em atropelamento, está em casa
De acordo com Elaine Muller, Alabi era conhecido pela dedicação ao trabalho e pelo acolhimento àqueles que frequentavam o Sindicato. Ela destacou que ele costumava chegar ao local antes das 6h, sempre acompanhado de um chimarrão, e demonstrava preocupação com causas sociais, incluindo o cuidado com animais abandonados.
No âmbito do tradicionalismo, Alabi se destacou pela dedicação à cultura gaúcha, e atuou em diferentes frentes. Além de patrão do Grupo Nativista Ibirapuitã, foi vice-coordenador da Semana Farroupilha, em 2024 e devido a problemas de saúde não conseguiu participar ativamente, cuja coordenação era de Cléo Trindade. Ele também foi patrão do CTG Querência Charrua e contribuiu como conselheiro na gestão anterior da 4ª Região Tradicionalista.
Leia mais: Desgarrados de Alegrete fazem bonito em outras querências
Cléo Trindade destacou o impacto da perda para o movimento tradicionalista e para sua vida pessoal. Segundo ele, Alabi foi um importante colaborador, sempre presente com ideias e trabalho ativo.
O falecimento de Luiz Carlos Pereira Alabi deixa uma lacuna significativa no tradicionalismo e na comunidade de Alegrete. As últimas homenagens acontecem na Funerária Angelos, na rua Daltro Filho, 220, Centro. O sepultamento será neste dia 6, segunda-feira, no Cemitério Municipal.