Na pauta, muitas demandas para um município com mais de 4 mil quilômetros de estradas rurais não pavimentadas. A Secretaria em 2025 conta com um orçamento de 7 milhões.
Leia mais: Pedro, o jovem de 14 anos gravemente ferido em atropelamento, está em casa
O desafio é a manutenção das estradas, já que no mês de fevereiro, inicia a colheita do arroz e os produtores rurais precisam escoar a safra com segurança para seus destinos.
“ O prefeito nos solicitou fazer um diagnóstico e levantamento de todo o interior do município”, ressalta a secretária, dizendo ainda que tem dois profissionais da secretaria que dividem as tarefas para fazer este levantamento e já estão em tratativas de parceria com alunos da Unipampa para auxiliar nesta importante demanda.
Segundo Gabriela Weiller, hoje a secretaria possui 5 equipes próprias, uma emergencial e 2 equipes terceirizadas. Como a empresa tinha contrato até 15 de dezembro, está em fase de renovação para a continuação do trabalho.
Leandro Meneghetti foi enfático ao dizer que tem o compromisso com as demandas do agronegócio e que também está à disposição para auxiliar e articular junto aos produtores rurais e também em fazer parceiras público- privadas.
O Vereador também esclareceu demandas do vereador Vagner Fan (PL), a respeito das pontes do Rincão de São Miguel, no Caverá em dois locais e no Angico. A secretária relatou que a do Rincão de São Miguel já está licitada e a empresa que fará o trabalho é a Escala Engenharia, de Alegrete, com previsão de início a partir do dia 6 de Janeiro. Esta pauta foi solicitada por Meneghetti logo após ser eleito vereador de Alegrete.
No Caverá, os dois pontos são no Cerro do Dinheiro e Acampamento, que serão substituídas. Também com previsão para a próxima semana, onde será organizado pela equipe técnica um desvio, pois ficará sem passagem durante a reestruturação da ponte. Na sequência será feito o trabalho na ponte do Angico. Em conversa com a equipe técnica, a secretária também disse que será feito um trabalho de reestruturação na Sanga da Vassoura.
Durante o encontro, Meneghetti também questionou sobre a situação da falta de operadores das máquinas. A Secretária disse que tinham contratações emergenciais. Com o concurso vigente, está aguardando serem chamados pelo prefeito Jesse Trindade.
Além do cronograma das estradas que está em andamento, o vereador também elencou outras para serem colocadas na demanda. São elas: Angico e Pai-Passo.
Cronograma das Estradas
Rivadávia – 5 corredores
Durasnal – Corredor dos Cogo
Guassu-Boi – uma equipe no corredor Coronel e seguirá para a São Marcos
Rincão da Chácara – Corredor Tarumã
29 – 2 patrolas
Fotos: assessoria parlamentar