Músicos alegretenses recebem auxílio para alimentação através do projeto Confraria da Música

Os músicos de Alegrete já estão recebendo auxílio alimentação. Muitos artistas em dificuldades financeiras por causa do cancelamento de shows, receberam uma ajuda através de recursos para a compra de alimentos pelo projeto consolidado pelo deputado estadual Luiz Marenco, que conseguiu créditos para compras em supermercados.

Ainda que concorde com as medidas de prevenção adotadas ao coronavírus, pois a saúde  coletiva é prioridade neste momento, Marenco chama a atenção para  o fato de que existe toda uma cadeia produtiva que envolve profissionais de diferentes segmentos em torno dos eventos artísticos e culturais que agora se encontra em uma situação de aflição e penúria, pois o seu mercado deixou de existir repentinamente, pegando a todos desprevenidos. Dados da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), indicam que a economia criativa gera mais de 130 mil empregos formais e registra aproximadamente 48 mil microempreendedores individuais no estado.

Em Alegrete, músicos que integram o projeto #TodosporAlegrete, já estão solicitando o recurso no valor disponibilizado de R$ 100 (Cem Reais), por artista. Bruno Souza que lidera a campanha em Alegrete, está cadastrando os que pedirem auxílio. Souza, juntamente com os músicos Maurício Castro e Mateus Pacheco, quaraienses do Grupo Gaitaço Tchê, que deram largada na Fronteira Oeste em busca de auxiliar artistas da região.

A Confraria da Música, formada por músicos de todos os segmentos busca socorrer os colegas mais necessitados. “Muitos precisam de medicamentos, comida e até leite para alimentar os filhos.”, afirma Bruno Souza, cantor que idealizou a campanha à nível local.

A campanha “Melodia Solidária” possui rifas, conta bancária para depósitos e vaquinha online. No município não é diferente, a campanha #TodosporAlegrete segue engajando segmentos da comunidade com arrecadação de alimentos, e a tradicional vaquinha.

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/todospeloalegrete?fbclid=IwAR3ie_Ymlui0GtnC_apxsyWsGe3SeLRiVE8wz2zAW8j8iLi7yXAoPm4iHto

Até à noite de segunda-feira (13), sete músicos já tinham sido cadastrados e tiveram suas compras liberadas no supermercado indicado em Alegrete. Artistas interessados devem contator o cantor Bruno Souza, através do (51-9 9603 5198), para agilizar cadastro.

Júlio Cesar Santos                                  Foto: reprodução WattsApp