O alegretense Pablo Marzulo tem uma paixão em comunicar e, principalmente narrar futebol. Com a realização do 35º Efipan, tomou a decisão de montar um sistema para transmitir apenas pela internet aos jogos do Encontro de Futebol Infantil Pan Americano.
Este foi o sétimo torneio do narrador que começou aos 16 anos como repórter pela Minuano Fm. Depois ficou fora do rádio alegretense e, no mês de janeiro, colocou no ar a Rádio Super Hits. Em breve, a emissora continuará no ar levando ao público música e programação ao vivo, além de cobertura de alguns eventos ao vivo.
O sistema foi montado e testado durante os 16 dias de competição e a equipe com os comentaristas Everaldo Ballejos e Rômulo Goulart.
A audiência em sua maioria era de outros estados e países. A média chegou a quase 3 mil ouvintes por rodada, sendo que alguns dias a transmissão chegou a seis horas sem interrupção , explicou Marzulo.
Alguns ouvintes se identificaram, tanto que faziam plantão aguardando a trilha de jornada esportiva entrar no ar identificando o início da cobertura da rodada.
Segundo Pablo, um dos destaques foi a família Hoffelder de Curitiba.
“Teve um dia que mesmo estando na casa de praia, seu Eric Hoffelder, plugou o notebook às caixas de som para acompanhar seu filho Gabriel em partida entre Coritiba e Grêmio. “Fez questão de postar uma foto junto de sua família para mostrar que o fato realmente era verídico”, confirma o narrador.
O narrador dos jogos” comenta Pablo Marzulo, no início as narrações não estavam como deveriam ser, pelo fato de não estar na ativa do rádio, mas aos poucos conseguiram colocar o ritmo ideal para acompanhar lance a lance.
O narrador destaca a necessidade dos pais em acompanhar, saber mais do que está acontecendo com seus filhos no campeonato. “O Efipan hoje é um evento do Alegrete e já que gostamos da nossa cidade estamos aqui para colaborar. Eu, particularmente, amo rádio, amo narrar futebol e um dia ainda quero estar à frente de uma emissora seja aqui ou fora”, argumenta o alegretense.
A experiência foi cansativa, o calor, cabines em estado crítico, foram um dos obstáculos da Rádio Super Hits. O curioso é que eles realizaram o trabalho com obstáculos e sem nenhum patrocinador.
“Só vou citar a Rede Conesul, que cedeu a internet, se não fosse o amigo Flavio Moraes, isso não teria ocorrido”, comentou Marzulo.
Segundo ele, o jogo mais empolgante foi o Grenal da semifinal, quando o tricolor largou na frente cpm dois gols, sofrera o empate antes de terminar o primeiro tempo, fez o terceiro no início da etapa. E o colorado acabou empatando ao final da partida, levando a decisão aos pênaltis, onde o Grêmio levou a melhor.
Os números finais foram de mais de 30 mil ouvintes únicos e de oito países diferentes. No primeiro GreNal e na grande final a Gazeta AM entrou em cadeia retransmitindo as partidas.
Segundo Pablo há diversos projetos da rádio seguir, “só dependo de alguns ajustes e possivelmente vamos voltar”, adianta o comunicador esportivo.