Novo Conselho Tutelar vai focar na prevenção de conflitos

Emir Lemes de Almeida é o novo presidente do Conselho Tutelar. Um gestão que iniciou há poucos dias, mas com muito trabalho. Numa entrevista ao PAT, o conselheiro falou sobre as ações do grupo. Ele foi preciso em dizer que o trabalho será pautado na prevenção.

” Vejo a necessidade que existe de fortalecer os vínculos de pais e filhos, da família. Isso pode ter uma melhora com os grupos nos bairros, como as Igrejas”. – citou.

Com o início das aulas, o conselheiro explica que haverá visitas nos educandários, para que o contato seja mais próximo, além de um diálogo mais aberto com as Associações de bairros. Segundo o presidente, os conselheiros entendem que o contato próximo da comunidade e todos os projetos voltados às crianças do município serão ferramentas importantes. ” Alegrete é rico em projetos, mas que a maioria das pessoas desconhecem. Quanto mais envolvimento positivo as crianças tiverem, menos tempo terão para pensar em ficar na rua ou realizarem qualquer ação ilícita, principalmente o uso de drogas” – afirmou.

Emir também falou que o objetivo do Conselho é formar parcerias. Assim, ele destaca a Brigada Militar e demais órgãos como CREAS, CRAS, CAPSAD, CAPSI e Moradia Transitória. Outro fator importante foi a proposta de realizar blitzes noturnas. “Juntamente com o Ministério Público e Guarda Municipal, vamos fazer visitas em estabelecimentos noturnos, para avaliar uma das grandes denúncias que é o consumo de bebidas alcoólicas por menores. Será uma conversa explicativa com os proprietários e também uma fiscalização sobre o assunto” – comentou.

O conselheiro falou também sobre as denúncias. ” As pessoas podem ficar tranquilas de que a identidade estará preservada, mas é de suma importância que em casos de maus-tratos ou qualquer outro abuso contra o menor, que a informação seja repassada. Preferencialmente com dados, como endereço ou referência do local.”- comentou.

Ter um contato com coordenadores dos escoteiros e escolinhas de futebol, também, é uma das propostas. O conselheiro lembrou que durante a campanha passou em um bairro e questionou o motivo que há três semanas eles não tinham treinos. O responsável por treinar a criançada disse que a falta era algo simples, mas que no momento não havia condições de comprar uma bola de futebol. Por essa razão, Emir cita que a integração e criação de projetos para essas ações terão especial atenção.

O antigo prédio na Demétrio Ribeiro ganhou uma reforma no telhado, salas com ar-condicionado, no ano passado, e uma reforma geral no prédio já foi confirmada pela prefeitura. O projeto já está pronto, o que falta é a verba.