Novo delegado regional quer criar delegacia de homicídios em Santa Maria

Sandro Meinerz assumiu o cargo na segunda, substituindo Marcelo Arigony

dele

Mesmo antes de ser oficialmente empossado como novo titular da 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil, responsável por Santa Maria e outros 20 municípios da região, o delegado Sandro Meinerz já estudava os principais planos para a sua gestão. Logo depois que o então delegado regional Marcelo Mendes Arigony passou o cargo, em cerimônia realizada no Conjunto 3 do Centro Universitário Franciscano (Unifra), Meinerz anunciou que pretende implementar na cidade uma delegacia especializada em investigação de homicídios.

A justificativa é o sentimento de insegurança que esse tipo de crime leva à população, já que o índice de elucidação de casos como esses giram em torno de 90% na cidade, segundo a própria Polícia Civil. Em 2014, Santa Maria bateu seu recorde em número de homicídios: foram 50. Este ano, a cidade já chegou à marca de 25.

– O homicídio é um crime que incomoda muito, e a melhor maneira de combatê-lo é investigando rapidamente. Quando acontecer o fato, já começar a investigação, elucidá-lo e, se possível, prender o suspeito o mais rápido possível. É o crime que atenta com o que é mais sagrado para todos nós: a vida – afirma Meinerz.

“Cumpri minha missão”, diz Arigony sobre saída da Delegacia Regional 

Conforme o delegado, apesar de já estar estudando maneiras de viabilizar o projeto, ele ainda não podia encaminhar nada formalmente. Meinerz acrescenta ainda que apresentou, ontem, ao chefe da Polícia Civil, Guilherme Yates Wondracek, e ao Departamento de Polícia do Interior (DPI) a proposta de criação de uma delegacia só para investigar homicídios e tentativas de homicídio e que teve uma boa receptividade. Nos próximos dias, o delegado deve reunir uma série de dados e documentos para oficializar o pedido.

– Como assumi hoje (segunda), já conversei com o chefe de polícia. A ideia foi bem aceita, vamos fazer um levantamento, encaminhar um pedido para que possamos criar. Dependo do aval do comando superior – explica o delegado.

De acordo com Meinerz, existem 11 delegacias especializadas nesses tipos de crime no Estado e três são em cidades de porte semelhante ao de Santa Maria: Caxias do Sul e Pelotas, que já possuem DP com essa característica desde 2012, e Passo Fundo, desde 2013. As outras delegacias são em Porto Alegre – são seis na Capital – e em cidades da região metropolitana.

Outro objetivo de uma delegacia dessa natureza é desafogar o trabalho em outros distritos policiais da cidade para que possam dar mais atenção a, principalmente, casos de furtos e roubos.

Fonte: DIÁRIO DE SANTA MARIA