
A dinâmica familiar refere-se ao modo como membros de uma família interagem e se relacionam. As interações entre os membros podem ser positivas para o desenvolvimento de todos, apresentando uma comunicação fluida, apoio entre pais e filhos, estabelecimento de regras e limites que funcionam a todos e respeito mútuo. Já a ausência desta é rodeada pela falta de comunicação, conflitos, estressores emocionais e negligências, o que sugere uma interação falha para um sistema familiar que necessita estar em constante desenvolvimento.

Em virtude de uma família passar por diferentes fases em sua vida, é compreendido que a mesma muitas vezes irá necessitar avaliar como está a dinâmica entre os membros. A cada nova fase que chega, com ela muitas mudanças surgem, o que pode gerar estressores e assim de forma imperceptível mudar a dinâmica que ali existia e funcionava. Por exemplo, uma das mudanças mais desafiadoras para alguns pais é a transição da infância de seus filhos para a chegada da adolescência, como também o momento de lançar esses filhos para a vida adulta.
Frente a isso, a família deve ser considerada um sistema dinâmico, em que sua funcionalidade irá se caracterizar pela forma como a família se movimenta perante às situações nas quais vive. Vale pontuar que essa organização também irá depender de demais áreas, sendo elas estruturadas a partir dos subsistemas presentes, que configuram como os membros de uma família se organizam, considerando os papeis, funções e fronteiras estabelecidas entre eles.

Em relação à psicoterapia, em alguns casos é possível perceber que a dinâmica familiar presente no convívio de determinados pacientes é o impulsionador de sintomas, bem como pode propiciar o adoecimento de todos. Por vezes, quando uma das pessoas da família está doente, o sintoma apresentado pela pessoa exerce uma função, ou seja, influencia o funcionamento da família, logo, o mesmo necessita ser trabalhado em conjunto por todos os membros da mesma. Em uma perspectiva sistêmica, poderia se dizer que o adoecimento mental/sintoma que atinge a todos da família, necessita ser tratado por todos os familiares, não somente pelo indivíduo que manifesta o adoecimento do sistema, em vista que algo que ocorre dentro da família poderá estar gerando tal desconforto.
Utilizando uma perspectiva ampla, torna-se viável perceber e entender as constantes mudanças que ocorrem na família e os diversos fenômenos que se apresentam. Entre os serviços da psicologia que busca interpretar e intervir nas dinâmicas familiares, se encontra a Terapia Familiar, que possui o intuito de promover as potencialidades das individualidades, compreender sua dinâmica e estrutura familiar. Desta forma, será palpável viabilizar uma comunicação acessível entre os familiares, impulsionando o desenvolvimento de todos na família.

Caroline Viana Rubim
Psicóloga CRP 07/38.980
Psicoterapia pela Abordagem Sistêmica.
Atendimento individual de adolescentes e adultos, casais e família.
No Fluir Alegrete você encontra profissionais capacitados para avaliação em todas as fases da vida. Contando com 16 profissionais e mais de 2700 pacientes ativos, o Fluir é uma referência nos processos de avaliação, intervenção e reabilitação.
O Fluir Alegrete está localizado na rua Coronel Cabrita, 266, centro de Alegrete.
Os contatos são pelo Instagram @fluir.alegrete, pelo whatsapp (55) 9 9909 0814 ou pelo telefone 55 422 – 4642.