A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Alegrete é um dos locais onde as pessoas buscam ajuda para enfrentar o tratamento pelo SUS e receber apoio de diversas formas.
Entre os casos mais comuns de câncer em mulheres está o de mama. Já nos homens, o câncer mais atendido pela Liga é o de esôfago, seguido pelo câncer de próstata. O oncologista Dr. Eduardo Pereira da Costa explicou que a causa do câncer de mama, por exemplo, está relacionada a fatores como hormônios, genética .
Atualmente, muito casos de câncer estão associados ao consumo de alimentos industrializados. Ele destacou que, antigamente, as pessoas cultivavam hortas em casa, enquanto hoje, comem muitos alimentos embutidos e enlatados e provoca um risco maior à saúde.
Leia mais: Dia de homenagear os profissionais que garantem a segurança e proteção nas empresas
Quanto ao câncer de esôfago, trata-se de um tipo que não apresenta causas completamente definidas, mas existem fatores que podem contribuir para o seu desenvolvimento, tais como: o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, o tabagismo, a obesidade, a ingestão de alimentos e bebidas muito quentes e a idade superior a 50 anos. O tratamento, após o diagnóstico, pode incluir cirurgia, medicação, quimioterapia, radioterapia, imunoterapia, hormonioterapia e terapia com células CAR-T. A abordagem depende do local e do tipo de câncer.
Para prevenir qualquer doença, é essencial que as pessoas realizem consultas e exames regulares. Além disso, quem tem histórico de câncer na família deve redobrar a atenção e adotar medidas preventivas.
O Dia Nacional de Combate ao Câncer é comemorado no Brasil no dia 27 de novembro. Um dado foi instituído em 1988, por meio da Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, com o objetivo de aumentar o conhecimento da população sobre o câncer, especialmente sobre sua prevenção. O câncer é um termo que abrange mais de 100 tipos de doenças malignas, caracterizadas pelo crescimento desordenado de células, que podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos distantes.