Operação da BM e Bombeiros salva jovem na Ponte Borges de Medeiros

No início da madrugada de domingo (10), um chamado mobilizou duas guarnições da Brigada Militar e Bombeiros. Na ponte Borges de Medeiros um jovem, com problemas pessoais e muito transtornado. Ele foi para baixo da ponte e ficou num ferro de uma viga de sustentação. O local era muito complicado para os policiais se aproximarem. Pouco tempo depois, chegou o reforço dos Bombeiros para auxiliar na tarefa de salvar uma vida.

O diálogo que já havia iniciado com os policiais militares, soldados Bica, Palhano e Leal, foi reforçado com os Bombeiros: Sargentos Robson, Rodrigues, Jocimar e soldados Bruno e Jonas. Sargento Monteiro, da Brigada Militar, coordenou o tráfego na ponte. Principalmente pelos curiosos que paravam e isso poderia causar um acidente.

Soldado Bica, que já foi responsável por vários salvamentos, por coincidência em situações similares, na ponte, passou para o outro lado, da grade, na tentativa de convencer o jovem a acompanhá-lo. O mesmo, fez o sargento Robson, dos Bombeiros, também com histórico de salvamentos na Borges de Medeiros. Enquanto isso, mais dois Bombeiros desciam pela lateral da ponte, na mata, para tentar visualizar o rapaz.

A conversa foi longa e muita paciência em ouvir e buscar a confiança do jovem. Foram momentos que exigiram extrema habilidade de todos os militares envolvidos. Toda a ação durou mais de 40 min. Soldado Bica já estava com a algema em seu braço pois sabia que seria uma opção de manter o jovem preso a ele.

Para quem acompanha de longe, tudo parece simples, porém, os segundos  são preciosos. A sagacidade dos policiais e dos Bombeiros em saber o momento certo de agir, fez toda diferença.

As palavras foram um alento para aquele jovem que precisava ser ouvido, ele confiou e estendeu uma das mãos para ser acolhido e sentir que é importante. Tudo isso foi realizado com precisão pelos policiais e bombeiros. A união de todos foi imprescindível para que tudo terminasse bem. Assim que o sargento Robson pegou uma das mãos, o soldado Bica também conseguiu segurá-lo e com a ajuda dos demais soldados e sargentos, ele foi retirado da ponte.

A descrição do ocorrido atesta o preparo dos militares que não mediram esforços para salvar a vida do jovem. Naquele momento, para quem esta olhando, talvez não perceba a técnica, preparo e a coragem desses heróis. São cúmplices, falam com os olhares para que nada fuja do controle, para que a pessoa se sinta acolhida, que perceba o quanto essa segunda chance tem que ser valorizada. Um grupo que atuou com muita bravura e comemorou no final, pois mais uma vida foi salva.

Flaviane Antolini Favero