Muitas mulheres tentam marcar consulta com ginecologistas pelo IPÊ há meses e dizem que sempre tem uma desculpa. É limitado o número de fichas e quando conseguem é para muitos dias depois, quando não após um mês .
Essas denúncias existem há tempos e, muitas mulheres que tentaram consultar e fazer os exames, reclamaram que muitas vezes demoram muito pra conseguir uma consulta. Uma das pessoas que relatou foi uma professora que tenta há 2 anos e não consegue, no caso dela, tem que fazer exames pois tem mioma.
Já para fazer preventivo, muitos segurados do IPÊ, estão recorrendo à Rede Pública de Saúde, pois dizem que é mais rápido. As pessoas que tem seu médico, com estas dificuldades, relatam que não gostariam de trocar de profissional na tentativa de conseguir uma consulta.
A resposta a uma paciente foi de que pelo IPE só para daqui a quase um mês, porém se as pessoas estão com algo mais urgente isso é um problema e a maioria não sabe a quem recorrer. Se não conseguirem vão agendar para outros meses, ou seja, uma loteria salientou uma servidora pública.
Um servidor do IPE, em Alegrete, informa que a agenda é determinada pelo médico e aqui na cidade, atualmente, seis ginecologistas integram o quadro do IPÊ.
Vera Soares Pedroso