
Na segunda-feira (14), detento da mesma penitenciária foi o primeiro a morrer pela doença no estado. Dos 2,25 mil presos da PEJ, 233 testaram positivo para a doença.
A direção da Penitenciária Estadual do Jacuí, em Charqueadas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, informou a morte de mais um detento que testou positivo para coronavírus. O homem, de 70 anos, faleceu na quarta-feira (15), e a suspeita da doença foi confirmada por exame na sexta (17). Este foi o segundo óbito de presos no estado.
Conforme o major Fabiano Dorneles, diretor do presídio, o detento, condenado por estupro, não tinha doenças crônicas nem tomava remédios contínuos. Ele apresentou sintomas da doença e foi atendido no Hospital de Charqueadas, mas retornou ao presídio e morreu na quarta. A penitenciária não teve acesso ao atestado de óbito.
Na segunda-feira (13), foi confirmada a primeira morte entre detentos no estado, também na PEJ. O segundo preso não chegou a conviver com o primeiro, conforme o major, que esclarece que os testes nos apenados estão sendo realizados “dentro da capacidade operacional”.
Até segunda, dos 2,25 mil detentos da PEJ, 233 haviam testado positivo para a doença. Oito precisaram de internação, dos quais seis já retornaram ao presídio, um faleceu e um permanece internado.
De acordo com o boletim da Secretaria Estadual da Saúde, Charqueadas tinha 283 casos confirmados da doença e três óbitos.
Fonte: G1