Perceba o risco, Proteja a Vida- esse é o tema do Maio Amarelo

No mês de maio o mundo se ilumina de amarelo para chamar a atenção da sociedade para a questão da violência do trânsito. Com o tema “Perceba o Risco, Proteja a vida”, o Maio Amarelo deste ano focará em ações nos meios digitais.

Para proteger a vida e atender as orientações do Ministério da Saúde referentes à pandemia do novo coronavírus, o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) decidiu focar no Maio Amarelo Digital.

Sendo assim, a campanha desse ano será disseminada via redes sociais, com a missão de alcançar o objetivo que é reduzir o número de vítimas do trânsito.

 

Em Alegrete, através da Prefeitura Municipal, Secretária de Segurança e Mobilidade Urbana que compreende a Guarda Municipal, o trabalho preventivo é realizado de forma recorrente com as abordagens e ações no trânsito. Este ano, as ações do Maio Amarelo são realizados nos meios digitais. Em entrevista com o Guarda Municipal, Marcelo Nunes, foi destacado a importância das três vertes que fazem o trânsito, educação, fiscalização e engenharia.

Marcelo cita que, se a educação não funcionar, vai ocorrer a fiscalização e consequentemente os acidentes.

Neste ano, até o momento, Alegrete registrou três mortes no trânsito. O guarda municipal, acrescenta que em comparação com o ano passado, houve uma diminuição dos acidentes no mês de abril, em contrapartida, os que tiveram foram muito violentos. Quase que na sua totalidade com lesões. Além de ter sido registrado quatro capotamentos em área urbana e dois na ERS 377.

Marcelo também ressalta que a Avenida Tiaraju é atualmente a via mais longa da cidade e com alto índice de acidentes.

Além de dizer que ocorreram muitas melhorias em ruas que foram asfaltadas, mas é preciso em dizer que isso não pode ser confundido com excesso de velocidade, falta de atenção e imprudência.

Os números de acidentes em Alegrete de janeiro a abril foram 71. Destes, três envolvendo ciclistas, sete com motos, 130 entre veículos, um com ônibus e quatro envolvendo caminhões.

Esses números podem ser reduzido com atitudes simples como, respeitar os limites de velocidade; não beber, se for dirigir; não utilizar o celular ao volante e sempre usar o cinto de segurança. Essas pequenas atitudes salvam vidas. Faça a sua parte e chegue ao seu destino em segurança.

Maio Amarelo – O Maio Amarelo é uma campanha de conscientização sobre segurança no trânsito. Sua primeira edição ocorreu em 2014. Ele foi criado com base em uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas, em maio de 2011, que definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.