A Emater de Alegrete realizou de abril a maio um levantamento minucioso sobre a atividade leiteira do município,para o preenchimento de um questionário, assim como os demais 493 escritórios municipais da Emater/RS-Ascar do Estado.
A pesquisa feita em parceria com as demais entidades representativas do setor leiteiro do estado, tem como objetivo o conhecimento da atividade leiteira a nível local e também subsidiar a proposição de políticas públicas aos órgãos competentes.
Para Carlos Suetergaray, chefe da Emater de Alegrete, esta foi um boa oportunidade para o acesso à essas informações que vão incrementar 1ª Semana da Atividade Leiteira de Alegrete, evento esse, que visa a divulgação da atividade no município e região, a capacitação de técnicos e produtores e o incentivo à sucessão rural que vem sendo discutido com grande preocupação a nível estadual.
A Semana da Atividade Leiteira terá como atrações a 18ª Feira do Gado Leiteiro de Alegrete, a 6ª Gira do Leite, Palestras sobre a Atividade Leiteira, Jantar Baile, sessão na Câmara de Vereadores em homenagem ao Dia Internacional do Leite (ONU).
28 de Maio – 6ª Gira do Leite
Horário Atividade /Assunto Local/Localidade
09h15min Concentração e Saída Emater, SAP
10h00min Visita à propriedade de Thyagoe Andressa Oleques Projeto Áreas Perenes e Manejo de inverno sobre Tifton 85 Encruzilhada
12h00min Almoço Piquete Tradição do Parové
13h30min Visita à propriedade de Jorge Abel e Simone Pedroso Projeto Áreas Perenes e Manejo de inverno Jiggs Parové
15h30min Visita à propriedade de Juarez e Leila Guterres Marchesan Agroindústria Familiar – Queijaria Conquista Durasnal
Transporte:será disponibilizado um ônibus até os locais a serem visitados.
29 de Maio – 18ª Feira do Gado Leiteiro
Local: CTG Oswaldo Aranha
Horário Palestra Técnico Empresa
09h00min A importância do Uso de Forragens Conservadas Eng. Agr. Francisco Van Riel Tortuga
10h00min A Importância da Criação da Terneira no Futuro do Rebanho Méd. Vet. Renata Suñe Martins da Silva EMBRAPA – CPPSUL
11h00min A Importância de Lácteos na Alimentação Humana Nutricionista Janice Silveira SENAR–RS
Concurso de Redação sobre a Atividade Leiteira entre os alunos do Pólo Educacional João André Figueira – Durasnal
Categorias (séries):do 7º ao 9º ano (Ensino Fundamental) e do 1º ao 3º ano (Ensino Médio)
Premiação:serão premiados as 3 melhores redações de cada categoria.
Tema:“A Atividade Leiteira e sua Importância como Meio de Manutenção da População no Meio Rural”
Divulgação dos resultados:a divulgação ocorrerá durante as palestras de sexta-feira.
Data da Entrega das Redações:até 18 de maio.
Data de Entrega da premiação:a premiação será entregue na noite do jantar-baile.
Escolas participantes:neste primeiro ano, somente alunos da Escola João André Figueira participarão do certame.
Tarde: Julgamento de Fêmeas Jovens
Idade dos puxadores: a idade para participar será livre, porém as crianças até 12 anos serão avaliados separadamente eserão premiados como forma de incentivoaos jovens a participar da atividade.
Idade dos animais:de 3até 24 meses (sendo que animais com idade superior à 18 meses deverão estar com atestado de prenhes confirmado).
Nº animais por participante: o número máximo de animais, por produtor é de 5.
Valor da Inscrição:gratuita
Requisitos sanitários:atestado negativo de tuberculose, atestado de vacinação para brucelose (para animais de 4a 24 meses) e atestado de vacinação para IBR, BVD e Leptospirose para todos os animais.
Requisitos de apresentação: os animais deverão sermansos de cabresto e tosados para serem avaliadas no julgamento.
Período de inscrições: 1º a 30 de abril
Prazo para entrada no evento: os animais deverão chegar ao local do evento das 08h00min às 10h00min.
Admissão:a admissão dos animais deverá ser feita por uma comissão, a qual será composta pela Méd. Vet. Letícia Lovato e estagiários.
Jurado(a): Renata Suñe Martins da Silva
30 de Maio – Jantar Baile
Local: CTG Oswaldo Aranha
Horário: às 20h00min
Valor da entrada: R$ 15,00/pessoa
1º de Maio – Sessão na Câmara: Dia Internacional do Leite
Promotores:
Apoios:
- Juntos para Competir (SENAR/FARSUL/SEBRAE)
- COOPERIDEAL
- Sindicato Rural de Alegrete
- Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alegrete
- IFFaurroupilha – Campus Alegrete
- URCAMP – Campis Alegrete
- ALEGRO (Associação Alegretense de Agroindústrias)
- Associação dos Arrozeiros de Alegrete