
A seção “Pet Forever”, do PAT, traz nesta edição o relato sobre a ovelha Beka, criada desde o nascimento por Marta Lizete Biscahyno dos Santos Gonçalves, professora da Escola Manoel Viana. O animal foi criado como guacha e acompanhava a família em deslocamentos semanais entre a cidade e a zona rural, até fixar-se definitivamente na localidade de Piraju, interior do município.






Segundo Marta, Beka viveu sempre próxima da família, com registros fotográficos desde os primeiros dias de vida. A ovelha teve diversos partos, sempre de gêmeos, e era conhecida pelo comportamento próximo aos tutores.
Na sexta-feira santa, ao retornarem para a propriedade, a família encontrou o rebanho atacado por cães. Vinte e três animais foram mortos, incluindo Beka, que estava no pátio da residência. Outros sete ficaram feridos, dos quais cinco não resistiram. Restaram apenas dois animais de um total de 30.
A morte de Beka e dos demais integrantes do rebanho foi comunicada por Marta, que relatou o impacto da perda vivida pela família.