Uma comovente Sessão Solene alusiva aos 30 Anos da Implantação do Serviço de Saúde Mental no município de Alegrete, aconteceu na última sexta-feira(2).
Com o plenário da Câmara de Vereadores lotado, foram outorgados os títulos de cidadãs alegretenses às psicólogas Maria Izabel Ziani (1ª psicóloga concursada do município e da Coordenadoria Regional de Saúde) e Nádia Regina Gindri Mileto, também pioneira no serviço de saúde mental em Alegrete.
A noite de muita emoção contou com a presença das equipes do Serviço de Saúde Mental, usuários, familiares e amigos das homenageadas.
O Serviço de Saúde Mental teve início oficialmente no aonde 1989, tendo como fundadores o Dr. João Witt, Drª Luiza Tadeu, Maria Izabel Ziani, Janice Bongartem, Juliana Taborda, Irene Grande e Técnico de Enfermagem Silvio, com apoio do então prefeito José Rubens Pillar. Após a fundação, diversos profissionais se somaram ao trabalho como Nadia Mileto, Maria do Horto, Maria de Fátima Mulazani, Maria Judete Ferrari, entre outros.
Hoje Alegrete é referência no estado e no Brasil, por sua atuação pioneira no cuidado em liberdade das pessoas em sofrimento psíquico e pela luta antimanicomial.
Na atualidade o Município conta com oficinas de saúde mental, inclusão das práticas integrativas, educação popular em saúde, formando uma grande rede de atendimento, junto com o Caps AD, Caps I e grupos de ajuda e suporte mútuo e em breve o SAMU Mental, atendendo mais de 4 mil pessoas mensalmente.
O título outorgado a psicóloga Maria Izabel, pela Vereadora Vanda Dorneles, é de autoria da ex-prefeita Cleni Paz, quando foi Vereadora. O título outorgado a psicóloga Nadia Mileto é de autoria do Vereador Celeni Viana.