Pioneiras da Saúde Mental são homenageadas na Câmara de Vereadores

Uma comovente Sessão Solene alusiva aos 30 Anos da Implantação do Serviço de Saúde Mental no município de Alegrete, aconteceu na última sexta-feira(2).

Com o plenário da Câmara de Vereadores lotado, foram outorgados os títulos de cidadãs alegretenses às psicólogas Maria Izabel Ziani (1ª psicóloga concursada do município e da Coordenadoria Regional de Saúde) e Nádia Regina Gindri Mileto, também pioneira no serviço de saúde mental em Alegrete.

A noite de muita emoção contou com a presença das equipes do Serviço de Saúde Mental, usuários, familiares e amigos das homenageadas.

O Serviço de Saúde Mental teve início oficialmente no aonde 1989, tendo como fundadores o Dr. João Witt, Drª Luiza Tadeu, Maria Izabel Ziani, Janice Bongartem, Juliana Taborda, Irene Grande e Técnico de Enfermagem Silvio, com apoio do então prefeito José Rubens Pillar. Após a fundação, diversos profissionais se somaram ao trabalho como Nadia Mileto, Maria do Horto, Maria de Fátima Mulazani, Maria Judete Ferrari, entre outros.

Hoje Alegrete é referência no estado e no Brasil, por sua atuação pioneira no cuidado em liberdade das pessoas em sofrimento psíquico e pela luta antimanicomial.

Na atualidade o  Município conta com oficinas de saúde mental, inclusão das práticas integrativas, educação popular em saúde, formando uma grande rede de atendimento, junto com o Caps AD, Caps I e grupos de ajuda e suporte mútuo e em breve o SAMU Mental, atendendo mais de 4 mil pessoas mensalmente.

O título outorgado a psicóloga Maria Izabel, pela Vereadora Vanda Dorneles, é de autoria da ex-prefeita Cleni Paz, quando foi Vereadora. O título outorgado a psicóloga Nadia Mileto é de autoria do Vereador Celeni Viana.