Foi uma solenidade cheia de significados. Ao reunirem-se para dar início ao período Pré Feira do Livro 2014, na noite de segunda-feira (5) no Centro Cultural Adão Ortiz Houayeck, os organizadores promoveram uma homenagem ao poeta Rui Neves, cristalizada através de um sarau a cargo do Coletivo Multicultural Alegrete. A consistente e engajada poesia de Rui encontrou a orquestração adequada. Os quatro atores do grupo emocionaram a plateia, que – entre tantos representantes do segmento cultural – contou também com a presença de familiares do homenageado.
O período Pré Feira consiste em uma série de atividades de divulgação do evento, que acontecerá de 02 a 08 de junho. Estão previstas Bicicletadas de Palhaços, divulgação on line (inclusive com o lançamento da revista Digital da Feira), atividades no Calçadão e visita aos meios de comunicação.
Os pronunciamentos convergiram para a ideia de que a Feira cresce e se fortalece a cada ano. A gerente do Sesc Alegrete, Cláudia Rizzatti, disse que a entidade orgulha-se de somar-se a eventos como este, cujas sementes são plantadas ano a ano, auxiliando na formação cultural de crianças e jovens. O escritor homenageado da edição 2014, Alexandre Alves, teve sua fala acompanhada por um vídeo de imagens onde os livros literalmente tomam conta das cidades em diferentes formas e lugares. O médico e escritor é um dos principais incentivadores da leitura e dos livros, coordenando a exitosa implantação do BookCrossing em Alegrete.
Representando o Legislativo, Adão Faraco, ressaltou que os livros são insubstituíveis. O atual vereador e ex-prefeito disse que é um leitor contumaz e não pressupõe a vida sem o acúmulo de conhecimento. Para o secretário de Educação e Cultura, Jorge Sitó, que representou o Executivo na cerimônia, a leitura permanece essencial nos tempos atuais, onde existe toda uma gama de informações. Para o professor, o desafio é transformar as informações em conhecimento e posteriormente em sabedoria. Sitó destacou que em 2008, a Feira comercializou menos de 300 livros. “Na edição do ano passado, ultrapassamos a marca dos 15 mil títulos vendidos”, revelou.
A FEIRA – a 35ª Feira do Livro terá como patrono o escritor e publicitário Luiz Coronel e contará com palestrantes como o sociólogo e jornalista Marcos Rolim, o mestre em Educação Marcelo Rocha e a escritora Monique Dinato, entre outros. O evento tem como tema “Articulando ações para uma cidade leitora” e como subtema “Quintana Vive”, alusivo aos 20 anos da morte do poeta.
A promoção é da Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Educação e Cultura, e do Serviço Social do Comércio, o Sesc.
FOTO: Jairo Blini