Poeta e professoras de música recebem a Comenda Oswaldo Aranha

 
A Prefeitura de Alegrete entregou, por mais um ano consecutivo, a mais alta condecoração do Município, a Medalha Oswaldo Aranha. A cerimônia foi realizada no Museu Oswaldo Aranha, na noite desta quinta-feira (30), quando foram distinguidos com medalha, o poeta Luiz Carlos Lopes e as professoras de música Baldomira Machado Lopes e Thereza Fernandes.
comenda oswaldo aranha
A Comenda Oswaldo Aranha chega aos seus 25 anos, e neste tempo já distingiu 50 personalidades que se destacam na cultura de  Alegrete. Este ano, a honraria teve um significado a mais pelos 100 anos de nascimento de Oswaldo Aranha e os 30 anos do Museu Oswaldo Aranha.
As homenageadas, Baldomira Machado Lopes e Thereza Fernandes, têm uma longa história de dedicação à música e a cultura da cidade, inclusive atualmente desenvolvem o projeto de Iniciação à Leitura da Música, com o ensino de flauta doces nas escolas de Alegrete.
comenda oswaldo aranha.jpg 1
comenda oswaldo aranha.jpg 3
Sobre o poeta Luiz Carlos Lopes, o Carlinhos da Tipografia, o secretário Jorge Sitó afirmou que Carlinhos é um poeta com a capacidade de ver as coisas de uma forma diferente, militante social. A medalha significa dar visibilidade a quem mexe com a vida da cidade através da arte, cultura e educação, completou.
comenda oswaldo aranha.jpg 2
Fotos: Alair Almeida
O vereador Adão Faraco se referiu que tanto o poeta Carlinhos Lopes, como as professoras de música, Baldomira Lopes e Thereza e Fernandes ao fazer cultura e arte  transmitem o conhecimento, a arte, o lúdico e a sensibilidade ao seus alunos.
O prefeito Erasmo Silva disse que as escolhas dos nomes estavam desvinculadas do caráter partidário. “O que os homenageados têm em comum é o ato de ensinar a cultura, a poesia, alimentando o que é de mais sagrado- a nossa alma”, resumiu o prefeito.
Em nome dos homenageados, a professora Baldomira disse que é uma lembrança gratificante porque a música é o meio profundo de educar e da formação do caráter e de educação de um povo. Citou o nome da colega Thereza Fernandes, mentora do projeto de 15 anos em favor da música aqui em Alegrete.
 
O ato foi acompanhado por autoridades, convidados e familiares dos homenageados.