Polícia Civil indicia dois suspeitos por assalto a casa de freiras em Santa Maria

Indiciados são um detento da Penitenciária de Charqueadas, que comandou o crime, e um dos homens que participou da ação. O terceiro ainda não foi identificado e é procurado pela polícia.

Dois homens foram indiciados pelo assalto a uma casa de freiras, em Santa Maria, Região Central do Rio Grande do Sul, no início de setembro.

Um deles está preso por tráfico. Conforme a investigação, ele ordenou o crime de dentro da Penitenciária de Charqueadas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e responderá por associação criminosa. O segundo participou do roubo, e se tiver a denúncia aceita, virará réu por assalto majorado.

As investigações continuam e ainda falta a identificação de mais um assaltante, que nas imagens de câmera de segurança divulgadas pela polícia, aparece abordando uma freira na entrada da residência. Assista abaixo.

A Polícia apurou que o detento havia determinado que o Bispado de Santa Maria fosse assaltado, pois acreditava que lá haveria uma grande quantidade de dinheiro. Esse local fica na mesma rua do Instituto Religioso das Filhas do Amor Divino (Irfadi). Eles erraram o alvo do assalto, afirma a polícia.

Sete freiras estavam na casa. Elas foram amarradas e trancadas em um dos cômodos, enquanto os assaltantes reviravam o local. Conforme relato das vítimas, eles foram agressivos e chegaram a machucar o braço de uma delas. Celulares e dinheiro foram levados.

Imagens divulgadas pela Polícia Civil mostram suspeitos de assalto a instituição religiosa

Imagens divulgadas pela Polícia Civil mostram suspeitos de assalto a instituição religiosa

Prisão em Alegrete

O assaltante preso foi localizado pela Polícia Civil após cometer outro roubo, em Alegrete, na Fronteira Oeste. Esse crime aconteceu dias depois do assalto a casa religiosa.

A polícia monitorava o suspeito, que retornou a Santa Maria com uma caminhonete roubada na cidade da fronteira. Por esse crime, ele foi preso em flagrante. A 1ª Delegacia de Polícia de Santa Maria, que investiga o primeiro roubo, pediu a prisão preventiva dele, que ainda está em análise no Judiciário.

Esse suspeito também respondia a mais um inquérito, dessa vez anterior ao assalto às freiras, por receptação. Esse inquérito deve ser finalizado nos próximos dias.

Relembre o assalto

O assalto aconteceu em 3 de setembro. As imagens de câmera de segurança da residência mostram a chegada de um homem. Segundo uma das freiras, ele perguntou se o local aceitaria doações de roupas, e foi embora.

Mais tarde, as imagens mostram ele retornando, com um cesto de roupas. Ao ser atendido novamente, ele entra e anuncia o assalto. Um segundo suspeito, que acompanhava o crime da rua, também entra e participa da ação. Conforme a polícia, esse é o homem que foi preso.

Fonte: G1