Polícia recaptura mais de 170 foragidos que pediram auxílio emergencial no RS

Controladoria-Geral da União enviou dados à Polícia Civil. Operação começou há uma semana e está em andamento.

A Polícia Civil recapturou 177 foragidos do sistema prisional do Rio Grande do Sul até o final da manhã desta sexta-feira (19). Segundo as autoridades, os suspeitos, procurados pela polícia, se cadastraram para receber auxílio emergencial de R$ 600 do governo federal.

A Controladoria-Geral da União enviou os dados das pessoas que pediram o auxílio emergencial à Polícia Civil. Dessa lista saíram 200 nomes de foragidos e endereços, onde foram cumpridos os mandados.

A operação começou há uma semana e continua em andamento na tarde desta sexta. São 200 mandados de prisão em todo o estado. Cerca de 250 policiais participam da ação.

Muitos foragidos eram procurados há bastante tempo e têm antecedentes por crimes como tráfico de drogas, roubo, estelionato e homicídio. Além de Porto Alegre e Região Metropolitana, houve 72 prisões em cidades do interior.

Segundo a chefe da Polícia Civil, delegada Nadine Anflor, a operação não vai apurar irregularidades no recebimento do auxílio emergencial e, sim, devolver ao sistema penitenciário os foragidos.

“Como o auxílio emergencial é uma verba do governo federal, compete à Polícia Federal a análise se ouve crime, talvez uma falsidade ideológica. Os crimes poderão ser investigados pela PF, por isso, esses nomes e o banco de dados serão enviados e a PF vai fazer esse trabalho”, afirma.

Também será da Polícia Federal a tarefa de tentar recuperar o dinheiro dos auxílios irregulares, e impedir que novas parcelas sejam depositadas pelo governo.

Essa foi a primeira fase da operação, chamada de Lockdown. A Polícia Civil não divulgou quando novas ações ainda podem ocorrer.

Fonte: G1