Policiamento comunitário será lançado no dia 08 em Alegrete

O vereador Zé Paulo (PT), vice-presidente da Câmara Municipal, anunciou na manhã de quarta-feira (1°) que já está definida a data para o lançamento do Policiamento Comunitário em Alegrete. Será no dia 08 de outubro, em plena Praça Getúlio Vargas, às 14h.
No final de junho, o vereador, o prefeito e a vice-prefeita, acompanhados do Segurança e Cidadania, Luis Claudio Maglioli, estiveram com o coronel da Brigada Militar, Júlio César Marobin, coordenador de Polícia Comunitária do Rio Grande do Sul, para tratar da instalação dos núcleos de Policiamento Comunitário em Alegrete. O encontro aconteceu na Secretaria de Segurança do Estado, em Porto Alegre. Na reunião foi entregue uma cópia do projeto de lei que foi aprovado na Câmara Municipal, autorizando o município a firmar convênio com o estado para a implantação dos núcleos de policiamento comunitário.
“A iniciativa visa melhorar a situação de segurança no município, levando policiais de atuação preventiva para morar nos locais onde os índices de criminalidade são maiores”, explica Zé Paulo.
O projeto prevê a inserção de núcleos em locais específicos, podendo abranger um ou mais bairros, mas respeitando a lógica de que a população desse perímetro não ultrapasse 10 mil pessoas. Cada núcleo é formado por quatro policiais militares que residem no local de abrangência do projeto, recebendo um auxilio mensal de R$ 640,00. O estado contribui com viaturas 0 km por cada núcleo de policiamento comunitário estabelecido, disponibilizando também uma bicicleta e equipamentos de segurança para cada um desses policiais atuarem no local.
O modelo já foi aplicado em Caxias do Sul, onde reduziu em 57% as ocorrências de homicídios e em quase 100% os latrocínios. A vice-prefeita de Alegrete, Preta Mulazzani argumenta que a criação de vínculo entre os policiais e as comunidades mais violentas vêm surtindo bons efeitos, sempre com base no conceito da prevenção.
Para o vereador, o que qualifica um mandato parlamentar é justamente quando esse mandato soma para que a qualidade de vida da coletividade se robusteça. “Fico feliz em dar essa notícia”, disse.