O estudo destaca informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea Esalq/USP) que indicam uma queda de 7,3%, acumulada até o dia 25 do mês de novembro.
Leia mais: É assustador o número de mortes e feridos no trânsito de Alegrete neste ano
De acordo com o texto, a disparidade entre o valor praticado no Rio Grande do Sul, principal produtor no país, e nos Estados Unidos “pode pressionar as cotações do cereal no mercado interno”. O Agro Mensal considera que a arroz em casca no RS tem preço de 406 dólares a tonelada, sendo 26% superior ao praticado nos EUA, de 321 dólares a tonelada.
Utilizando dados do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), o relatório destaca que a semeadura no Estado atingiu 84% na segunda semana de novembro. Na Fronteira Oeste, o índice chegou a 93% da área prevista.
A reportagem do PAT entrou em contato com o responsável por loja de um dos supermercados de rede e ele salientou, que estão cientes dessa queda no preço do arroz, porém, destaca que ainda não foi comunicada a redução de preço no estabelecimento.
O grão é uma dos principais produtos que impulsiona o agronegócio nessa época do ano. Com a queda nos preços do arroz, a tendência é que o consumo dos alegretenses aumente, acompanhando a baixa no valor agregado do produto.
Foto: Arquivo Portal Alegrete Tudo