Prefeito trata na FAMURS sobre famílias que foram notificadas para sair ao longo da via férrea em Alegrete

O prefeito Márcio Amaral, que está em Porto Alegre, participou nesta quarta-feira de reunião na FAMURS, com a participação de prefeitos, vereadores e de representantes de associações de moradores das áreas de domínio da linha férrea, sobre as ações de despejo sem indenização ,que a empresa RUMO move contra esses moradores.O que resultou desse encontro, que teve também a participação do deputado Valdeci Oliveira e da advogada Izabel, pela Defensoria Pública da União, é de que, até o final do mês, deverá ocorrer uma reunião com o Ministro Chefe da Advogacia Geral da União (AGU) e a bancada federal gaúcha para buscar uma definição deste caso. Em nome do Legislativo de Alegrete, estiveram presentes os vereadores Moisés Fontoura e Rudi Pinto.

O Prefeito diz que as ações continuam tramitando e a questão ainda está bem enrolada. Uma nova reunião com o Ministro da AGU marcada para o dia 28 deste mês vai tratar novamente da questão.

No total, o RS são 55 municípios e cerca de 200 mil pessoas que moram ao longo da via férrea. Em Alegrete, o levantamento do número de pessoas ainda não foi concluído, mas até o momento mais de 1.600 pessoas vivem nesta faixa de domínio da Viação Férrea aqui na cidade de acordo como vereador Moisés Fontoura que trata diretamente desta questão.

 

Outro compromisso do prefeito Márcio Amaral foi com o superintendente do INCRA, Tarso Teixeira, tratando sobre a extensão de rede de água e da possibilidade de cedência de um caminhão para abastecimento emergencial de água. Também na pauta, os títulos de posse dos lotes e dos recursos para manutenção de estradas, cujo projeto já foi elaborado, somente aguardando a análise dos técnicos do INCRA para a liberação dos recursos, informou o prefeito.

Participaram também do encontro o secretário Jesse Trindade Santos, do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Lody Andreotti, assessor do deputado Edson Brum e o técnico Zanatta, do INCRA.

Num balanço dos contatos e reuniões mantidas na capital, o prefeito Márcio disse que foram produtivos e bem encaminhadas as demandas.

DPCom PMA /Vera Soares Pedroso