Prefeitura agiliza convênio com PRF para retirar animais soltos em Alegrete

Depois de vencer a burocracia, convênio vai evitar cavalos soltos e o risco de acidentes em ruas e estradas de Alegrete.

A prefeitura de Alegrete esteve reunida,através do prefeito Erasmo Silva, secretário de segurança e cidadania- Luis Claudio Maglioli com o chefe da PRF de Uruguaiana, representantes da  inspetoria Veterinária de Alegrete, representante da AGU em Uruguaiana para iniciar a celebração de um convênio para conseguir um caminhão boiadeiro da PRF que retire os animais soltos na BR 290 e na zona urbana.

cavalos

Eduardo Amaral Bertão, chefe da Delegacia da Policia Rodoviária Federal, em Uruguaiana, disse que foi dado o ponta pé inicial.A PRF conseguirá o caminhão e prefeitura vai disponibilizar os servidores para a retirada do animais soltos. O município deve se responsabilizar pelo local adequado para colocar os animais e pela sua sanidade, lembrou.

Antes disso existe todo um processo burocrático para fechar o convênio o que ´pode durar mais de três meses explica Bertão. Primeiro foi redigido o acordo de cooperação que foi enviado a chefia da PRF, em Brasília, e posterior análise da AGU – tudo tem que estar dentro da lei, explica o chefe da PRF em Uruguaiana.

-Estamos com o mesmo processo para fechar com Itaqui, em tramitação há três meses, informou o policial.

Luis Claudio Maglioli, secretário municipal de segurança e cidadania diz que hoje o trabalho, em Alegrete, é feito a cavalo pela Guarda Tropeira que recolhe, em média, dois animais soltos por dia. Eles são colocados nos potreiros das Secretaria de Agricultura e Pecuária. Para retirar o dono deve pagar uma taxa  R$ 40,16,00. Em caso de não pagar os animais vão a leilão.

cavalos (2)

Fotos: Vera Soares Pedroso