A sessão solene dos Festejos Farroupilha de 2015 lotou o plenário da Câmara dia 17 de setembro.
A sessão contou com a participação de autoridades locais, tradicionalistas e a ilustre presença do presidente do MTG, Manoelito Savaris.
Ao lado da esposa, Odila Savaris e da presidente da 4ª Região Tradicionalista, Ilva Borba Goulart ele falou que Alegrete está dando um exemplo ao Rio Grande do Sul ao “trancar o pé”, fazer os exames e realizar o desfile de 20 de setembro.
– Alegrete está fazendo o que nós esperávamos, salientou Savaris.
Na verdade, disse o presidente do MTG não havia necessidade de se apavorar com a questão do mormo, já que houve apenas um caso no Estado – Acredito que todo este alvoroço, do último mês, foi desnecessário e faltou informação.
Ela salientou que hoje o RS tem 35 mil animais examinados, o que é um atestado de responsabilidade com a sanidade de nossos cavalos.
– Vim ao Alegrete saudar os tradicionalista e as autoridades, porque vão realizar o desfile, visitar os amigos e prestigiar a 4ª Região Tradicionalista.
Mérito Legislativo: foi concedido ao patrão de honra dos Festejos Farroupilhas 2015, Feliciano Ribeiro Neto, por sua contribuição ao movimento e ao CTG Quero-Quero de Passo Novo, ao seu patrão Ênio Pereira, que este ano comemora seus 50 anos de existência. O trovador Aldori Moreira Tito, do Rincão do 28, recebeu o Mérito Legislativo destaque da cultura gaúcha.
Outro trovador, Diomar Almeida, natural de Manoel Viana, recebeu o título de Cidadão Alegretense oferecido pela vereadora Míriam Suhre.
A Câmara ainda entregou o troféu Mérito Tradicionalista Alegretense, aos que contribuem com à cultura gaúcha:César Edenir Rodrigues, posteiro do Grupo Tradicionalista Os Tauras; Antônio Carlos Neves, representante do Rodeio Tradicionalista; artista quaraiense Liane Tavares; Elça Zacarias, a primeira mulher a assumir como patroa de um CTG em Alegrete e ao tradicionalista Manoelito Carlos Savaris, presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).