Prestação de contas do Alegrete Decide em encontro com líderes comunitários

Demandas para execução ou em licitação: esta é a situação dos projetos eleitos pela comunidade pelo Sistema Alegrete Decide em 2014. A prestação de contas do processo a presidentes e representantes de 25 associações de bairro aconteceu no Centro Administrativo Municipal na noite desta quarta-feira (12) durante o quinto Diálogo Comunitário.

Conduzido pelo prefeito Erasmo Guterres Silva e vice-prefeita Preta Mulazzani, o encontro esclareceu dúvidas e apresentou novidades. A secretária de Planejamento, Coordenação e Controle, Lúcia Loebler, divulgou as datas para os certames para a revitalização de praças e aquisição de lixeiras, material para ampliação de rede pluvial, dentre outras demandas. A mudança na divisão regional esteve em pauta, agora com sete zonas, apresentação que foi feita pelo diretor do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Alegrete, Paulo André Dutra.

Diretor Paulo André Dutra apresenta a nova divisão regional do Sistema Alegrete Decide

A vice-prefeita Preta Mulazzani ressaltou a importância da comunidade participar de todas as etapas do sistema Alegrete Decide. “A participação em todo o processo é importante. Algumas regiões se preocuparam em elencar as demandas, mas não mobilizaram a comunidade para elegeras prioridades”, afirma.

Para o prefeito Erasmo Silva, o Sistema Alegrete Decide vai ajudar a comunidade a pensar a cidade em sua integralidade. “Com este sistema não cabe pensar somente na sua rua ou no seu bairro. O pensamento deve ser coletivo, avaliando o que é melhor para todos”, finaliza.

Andamento das demandas:

Região Cidade Alta/Aguateiros

Prioridade – Semáforos para pedestres.

Andamento – a empresa contratada fará a instalação dos equipamentos no dia 19 de agosto.

Lideranças comunitárias levaram questionamentos sobre o processo e execução das demandas eleitas em 2014

Região Sul

Prioridade – Material de lazer coletivo e itinerante (cama elástica, projetor com tela e caixas de som, tobogã inflável, tendas e cadeiras) e Revitalização da Praça Júlio Barragana Vaucher.

Andamento –  O material de lazer já está com todos os itens já adquiridos. A previsão de entrega de todos os itens é até o fim do mês de agosto. Já a revitalização da praça terá empresa licitada no próximo dia 20 de agosto.

Extremo Leste

Prioridade – academia de rua e revitalização da praça no bairro Dr. Romário.

Andamento – abertura dos envelopes da licitação da academia acontece no próximo dia 28 de agosto. A revitalização da Praça Gaspar Martins da Silveira será licitada junto com a renovação de outras praças e largos, no dia 20 de agosto.

Leste/Ibirapuitã

Prioridade –  Ampliação da rede pluvial e instalação de lixeiras.

Andamento –  A instalação de lixeiras já está em andamento, sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente. Já a ampliação da rede pluvial já consta no cronograma da equipe de instalação de bueiros da Secretaria de Infraestrutura.

Norte

Prioridade – Revitalização do banheiro público do bairro Ruy Ramos e do Largo do bairro Tancredo Neves.

Andamento – O projeto de renovação do banheiro está em fase de orçamento, com previsão de publicação de edital para aquisição de materiais ainda no mês de agosto. O largo do Bairro Tancredo Neves será revitalizado por empresa a ser contratada, com licitação para o dia 20 de agosto.

Oeste Regalado

Prioridade – Revitalização da Praça José Albuquerque, no bairro Boa Vista.

Andamento – Revitalização será licitada com as demais praças, nos dia 20 de agosto.

Vereador Jeferson Brüning, secretária Lúcia Loebler, vice-prefeita Preta Mulazzani e prefeito Erasmo Silva

Relação de praças revitalizadas:

Praça Júlio Barragana Vaucher (Jardim Planalto) – Reforma do muro e transformação em encosta com contrapiso inclinado, com 70 cm de largura, calçada e acessibilidade. O muro de contenção deverá ser retirado e realizado um contrapiso inclinado. Fechamento com tela das duas laterais da praça com altura de 2 m, e atrás da quadra de areia 3,5 m de altura por 10 de comprimento; estruturado com mourões de concreto; colocação de traves; reforma e pintura dos brinquedos, solda e colocação de bancos, meio-fio de pneus, colchão de areia; construção de um módulo de pérgola, banco e de jardim de esteios de madeira; fechamento de toda praça com tela.

Praça José Albuquerque (Boa Vista) – Construção de calçada de contrapiso em todo entorno da praça, com 1,5 m de largura, esta será no interior da praça permanecendo distante do meio-fio, conforme projeto em anexo. Construção de módulo de pérgola, banco e de jardim de esteios de madeira. Colocação de meio fio de pneus e areia na quadra existente. Realinhamento da tela da quadra de areia. Pintura os esteios da quadra de areia.

Praça Gaspar Martins da Silveira (Dr. Romário) – Construção de quadra de areia conforme dimensões em projeto e localização, a contenção de pneus, com traves de tubo galvanizado de 100 mm, posterior às duas traves será colocado um alambrado de 3,5 m de altura estruturado com esteio de madeira. Será construída uma base de contrapiso de 7 cm, sobre a base existente ao lado da pista de skate para suportar a carga dos aparelhos de ginástica. A quadra de contrapiso será pintada conforme especificações nas disposições preliminares. A tela do campo de futebol será realinhada, e os esteios de madeira pintados; pintura da pista de skate. Os brinquedos devem ser soldados e pintados. Os vidros quebrados dos banheiros devem ser trocados. Instalação de porta e bacia sanitária no banheiro masculino. Restaurar tela em volta da pracinha e pintar os postes de concreto. Pintar bancos da pracinha e catracas. Realinhamento e soldar alambrado da quadra de contrapiso de concreto e pintar. Arquibancadas coloridas e piso da quadra (vãos e linhas). Construção de um módulo de pérgola, banco e de jardim de esteios de madeira.

Largo do Bairro Tancredo Neves – Reestruturação da quadra de areia, com a construção de contenção de meio-fio e colocação de areia na parte interna na espessura de 15 cm, posterior às duas traves existentes será colocado alambrado de 3,5 m de altura, estruturado com esteio de madeira. Construção de um módulo de pérgola, banco e de jardim de esteios de madeira.

 

FOTO: Andressa Benites