Escolas municipais da cidade retornam às aulas nesta segunda-feira

A partir desta segunda-feira(6), as escolas municipais e estaduais de Alegrete se preparam para retomar suas atividades educacionais, após um período de interrupção devido as recentes enchentes que afetaram algumas regiões do estado.

Em um esforço para garantir a segurança e o bem-estar de alunos, professores, colaboradores e medidas específicas estão sendo implementadas em cada esfera de ensino.

Na rede municipal de Alegrete, as aulas estão programadas para recomeçar a partir da desta segunda-feira, dia 6 de maio, exclusivamente nas áreas urbanas. Segundo o Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Rodrigo Guterres, as aulas serão assíncronas nos Polos educacionais, até o próximo dia 10.

Para aquelas escolas que não têm condições de realizar aulas presenciais, na área urbana, as equipes diretivas estão avaliando alternativas, podendo adotar também o formato assíncrono. O objetivo principal é garantir que todos os envolvidos sintam-se seguros durante o processo de aprendizagem.

Um ponto sensível abordado pelo Secretário Guterres refere-se aos profissionais da educação, sejam eles docentes ou colaboradores, que possuem familiares na região metropolitana e podem precisar se deslocar para prestar apoio. Nesses casos, é fundamental que haja sensibilidade e diálogo para encontrar as melhores soluções, garantindo que as aulas continuem sendo ministradas enquanto as pessoas possam também oferecer suporte às suas famílias.

Aos 81 anos, Vó Neuza mostra que a solidariedade não tem idade

Já na rede estadual, em uma reunião realizada neste domingo, dia 5 de maio, com os 30 coordenadores regionais de educação, a Secretaria da Educação (Seduc) definiu que as aulas serão retomadas a partir da próxima terça-feira, dia 7 de maio, em algumas Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) específicas. São elas: Uruguaiana (10ª CRE); Osório (11ª); Erechim (15ª); Rio Grande (18ª); Palmeira das Missões (20ª); Três Passos (21ª); São Luiz Gonzaga (32ª); São Borja (35ª) e Ijuí (36ª).

Essa decisão considera que essas regiões foram menos impactadas pelas enchentes e, portanto, estão em condições adequadas para o retorno das atividades escolares no meio da semana. No entanto, a partir de segunda-feira, dia 6 de maio, docentes e equipes diretivas estarão reunidos para atividades de planejamento e alinhamento das orientações para a retomada, garantindo uma transição suave e organizada para o reinício das aulas.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários