A Polícia Rodoviária Estadual de Santiago, em patrulhamento de rotina pela RS 168, prendeu três homens em flagrante por furto abigeato e crime ambiental na madrugada desta quarta-feira, 22. Eles estavam em uma Caravan com placas de Santiago. A abordagem aconteceu no km 15 da rodovia, próximo ao trevo de Itacurubi, à 1h50min. O motorista e outro tripulante do carro fugiram para o mato ao avistarem os policiais.
Dentro do carro, foram encontradas 17 ovelhas degoladas, um tatu e três facas. Os animais, as facas e o veículo foram apreendidos.
Os presos são Geraldino Batista de Sá, de 29 anos; Alisson da Fonseca Romeiro, 18 anos; e Jader Barcelos Vargas, de 26 anos. Geraldino e Alisson são de Santiago. Jader é natural de São Luiz Gonzaga.
De acordo com a PRE, o veículo está em nome de um uruguaio identificado como Jader Suarez Lamberty, de 26 anos. Ele seria o condutor. O outro tripulante não teve o nome informado pelos comparsas, que não deram informações da origem dos animais. Os três optaram por se manifestar somente em juízo.
A Polícia Civil vai investigar a origem dos animais, ainda desconhecida. Qualquer produtor rural da região onde ocorreu a abordagem, nas proximidades da RS 168, que tenha notado a falta de animais em seu rebanho deve procurar a Delegacia de Polícia de Santiago.
Fonte: Rafael Nemitz