Primeira turma regular de surdos garante inclusão na EMEB Lions Clube

A primeira turma regular de surdos na Educação de Jovens e Adultos- EJA  teve um excelente desempenho na EMEB  Lions Cube .

Por solicitação da professora de Libras da Unipampa, Roberta Messa, no sentido de apoio ao Município para  escolas realizarem esse trabalho, a Lions aceitou e desenvolve o projeto piloto, de acordo com a diretora Angela Vieiro.

A turma com 22 alunos entre adolescentes e adultos aprende Língua Portuguesa e tem um intérprete que ensina Libras aos que ainda não sabem. Um voluntário da Escola Oswaldo Aranha também auxilia nesse trabalho.

A diretora relata a satisfação e importância da Escola em oferecer esta modalidade de ensino e salienta que não é só os alunos surdos que aprendem: “todos nós aprendemos com eles, porque são frequentes, interessados e têm uma vasta experiência de vida”.

Eles tem aula no período noturno e uma vez por semana se dedicam a atividades culturais como teatro, dentre  outros.

-Essa turma foi uma conquista e um avanço a EMEB Lions Clube porque estes surdos estavam isolado e hoje interagem e, alunos, melhoraram da depressão, informa a Diretora. E eles querem mais, segundo a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Márcia Dorneles. Depois de aprenderem o Português querem tirar CNH e o melhor, a inclusão no mercado de trabalho.

Para o ano de 2020 a escola pretende melhorar ainda mais este projeto beneficiando esta turma e novos alunos surdos, com mais projetos, para que estes possam ter a oportunidade de aprender e se sentirem inclusos em nossa sociedade, observou Angela Vieiro.

Vera Soares Pedroso