
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) publicou o Edital nº 190/2022 do processo seletivo para ingresso de discentes no Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), do Campus Alegrete. As inscrições vão até o dia 18 de julho e podem ser realizadas através do preenchimento da ficha de inscrição on-line.
Para participar do processo seletivo, é necessário ser portador de título de graduação ou graduando na área do programa de pós-graduação (ou áreas afins), com previsão de conclusão do curso antes da realização da matrícula condicional no PPGEE.
Uma imagem que dignifica o acolhimento em meio à cheia do Ibirapuitã
Serão ofertadas 20 vagas para os discentes do curso de Mestrado em Engenharia Elétrica, distribuídas da seguinte forma: 16 vagas para ampla concorrência (universais); duas vagas reservadas a candidatos técnico-administrativos em educação da Unipampa e duas vagas reservadas a candidatos negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência.
O Dia das Mães por quem optou por não ter filhos
Para que as inscrições sejam homologadas pela Comissão de Seleção do PPGEE, é preciso atentar aos documentos exigidos no edital:
1 – Ficha de inscrição on-line, anexando os documentos em formato Portable Document Format (PDF);
2 – Pré-projeto de pesquisa, com, no máximo, cinco páginas;
3 – Cópia digitalizada (frente e verso) do diploma de graduação emitido por instituição de ensino superior (IES) reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Caso o candidato ainda seja graduando, poderá substituir o diploma por um atestado de provável formando, indicando o período previsto para a conclusão do curso, fornecido pela IES à qual esteja vinculado. Nesse caso, fica obrigatória a apresentação de diploma ou certificado de conclusão de curso (ou documento equivalente) para a solicitação da matrícula condicional em caso de aprovação;
4 – Cópia digitalizada do histórico escolar completo da graduação;
5 – cópia digitalizada (frente e verso) do documento de identificação com foto, se brasileiro, ou do passaporte válido ou carteira de registro nacional migratório, se estrangeiro;
6 – Cópia digitalizada da autodeclaração de raça/etnia dos candidatos às vagas reservadas para negros (pretos e pardos) e indígenas, que deverá ser analisada por comissão de heteroidentificação, a qual emitirá parecer;
7 – Cópia digitalizada do laudo médico para os candidatos inscritos na reserva de vagas para pessoas com deficiência.
A divulgação da confirmação das inscrições será publicada até o dia 20 de julho pelo sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri) e pela página eletrônica do PPGEE. Acesse o Edital n°190/2022 para conferir todas as informações sobre o Processo Seletivo.