Procon Alegrete lança projeto "De Olho na Validade"

O Procon – Unidade Alegrete atende centenas de pessoas diariamente. As ocorrências são as mais diversas, de menor e grande expressão. Segundo o Diretor Executivo do órgão, Luiz Antônio Rogoski, os principais atendimentos são relacionados à telefonia. As empresas aumentam planos, não cumprem o contrato com o cliente e isso acontece todos os dias.
Nos casos de valores acima do contratado, o Procon busca a resolução junto às empresas. Rogoski diz que nem todos os clientes buscam seus direitos, e, as empresas acabam lucrando com isso.
No caso dos supermercados, os problemas são os produtos com o prazo de validade vencido, latas amassadas e o preço que muitas vezes está em promoção e o consumidor paga o dobro no caixa. Como uma forma de fiscalizar melhor o atendimento, foi lançada a campanha”De Olho na Validade”. O projeto lançado pelo Procon Alegrete está atuando em mais de 3800 supermercados no Brasil. O consumidor que encontrar um produto vencido, o supermercado é obrigado a ressarcir dois produtos.
Vários supermercados já foram fiscalizados e multados. O executivo ainda explica que o consumidor quando realizar uma compra em uma loja, a troca não é obrigatória, pelo fato do cliente não ter gostado do produto. Dependerá da gentileza por parte do lojista.  Se for um televisor, por exemplo, este não funcionando, o cliente pode encaminhar junto à loja e terá cerca de 30 dias para ter o produto em boas condições de uso.
O Procon Alegrete atende de segunda à sexta-feira, no centro, no antigo prédio do Fórum.
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