Procon Alegrete recebe a Chefe de Gabinete da Casa Civil do Estado

20150110_114717

O diretor do Procon Alegrete, Luiz Antônio Rogoski, recebeu na manhã de sábado (10) a visita da chefe de Gabinete da Casa Civil do Estado RS, Cristiane Zinelle Ferreira Lohmann. Cristiane é alegretense, filha de Gilberto Ferreira.

Durante a visita, Cristiane, destacou a importância  da Casa Civil que é a Pasta mais importante do Executivo Estadual, responsável pela coordenação e articulação política com poder Legislativo e reconheceu o trabalho relevante do Procon e parabenizou  pelo grande volume de ações e soluções dos problemas dos consumidores de Alegrete.

Rogoski agradeceu o apoio que tem recebido de Cristiane e do deputado federal Márcio Biolchi, que agora é o novo Chefe da Casa Civil do Estado RS, e relatou que o Procon atende mais de 800 pessoas por mês entre ações e atividades intensas, como abertura e produção de processos de investigação preliminar, processos, administrativos,  processos SINDEC, fiscalização, consultas por telefone.

Para isso conta com imprescindível apoio da administração municipal, grande parte das reclamações estão relacionadas à telefonia, administradoras de cartões de créditos, juros abusivos, instituições financeiras, bancos, lojas roupas, calçados, confecções, lojas de móveis, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, revendas de veículos, lojas de assistência técnica, compras pela internet, questão de energia elétrica, mercados, supermercados, desentendimentos nas questões empréstimos consignados, prejudicando, aposentados, pensionistas, militares, orientação e fiscalização de adequação do decreto federal 5.903 (precificação de produtos).

Rogoski, expôs as ações regulares como fiscalização de postos de combustíveis, circuito cultural, palestras e orientações nas escolas, igrejas, etc.. orientação a empresários, trabalho preventivo, intercambio cultural e ações com outras entidades, Ministério Publico, Federal, Estadual, Procons, Delegacia do Consumidor e Combate a Pirataria, Fórum Latino Americano de Defesa do Consumidor, Associação Gaúcha de Defesa dos Consumidores (AGCC).

O diretor salientou o trabalho de alerta constante nos meios de comunicação, contra interminável onda de golpes de todos os tipos, lesando, consumidores e empresários trata-se de um trabalho preventivo, campanhas de conscientização nos jornais e emissoras de rádios, alertando a comunidade para que não sejam lesados, orientação sobre direitos e deveres dos consumidores.

Ainda de acordo com Rogoski, o objetivo principal do Procon é evitar conflitos e diminuir a interminável demanda buscar a harmonização entre consumidores e fornecedores.

“Essa é uma iniciativa muito importante, onde quem sai ganhando é o cidadão, Cristiane e o Chefe da Casa Civil Márcio Biolchi, apoiam o trabalho do Procon Alegrete e colocou o Gabinete da Casa Civil a disposição para colaborar no que for possível em ações que venham favorecer a busca pela cidadania do povo gaúcho, finalizou  Rogoski”.