Em reunião realizada no Fórum na tarde desta Terça feira (18), o Juiz de Direito, Diego Diel Barth, Titular da 2ª Vara Cível de Alegrete, recebeu a equipe do Procon, Luiz Antônio Rogoski, diretor do órgão, Vilmar Freitas e Geferson Cambraia.
Na ocasião, foi apresentado ao magistrado, alguns relatórios dos serviços prestados pelo Procon, bem como atendimento das maiores demandas da cidade na pauta do encontro e a troca de informações.
Durante a visita, o juiz destacou a importância dessa relação de parceria com o Procon. Diego Barth também reconheceu o trabalho relevante do órgão e os parabenizou pelo grande volume de ações e soluções dos problemas dos consumidores de Alegrete
Luiz Antônio Rogoski relatou que o Procon atende mais de 800 pessoas por mês. São ações e atividades intensas, como: abertura e produção de processos, investigação preliminar, processos administrativos, processos SINDEC, fiscalização, consultas por telefone, entre outros.
Para isso, conta com imprescindível poio da administração municipal, sendo que grande parte das reclamações estão relacionadas à telefonia, administradoras de cartões de créditos, juros abusivos, instituições financeiras, bancos, lojas de roupas, calçados, confecções, lojas de móveis, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, revendas de veículos, lojas de assistência técnica, compras pela internet, questão energia elétrica, mercados, supermercados, desentendimentos nas questões empréstimos consignados, prejudicando aposentados, pensionistas, entre outros.
Os servidores expuseram as ações regulares com fiscalização de postos de combustíveis, circuito cultural, palestras e orientações nas escolas, igrejas e orientação a consumidores e empresários, assim como trabalho preventivo, intercâmbio cultural e ações com outras entidades.
Ainda de acordo com Rogoski, o objetivo principal do Procon é evitar conflitos entre os participantes da relações de consumo e buscar a harmonização entre consumidores e fornecedores.“Essa é uma iniciativa muito importante, onde quem sai ganhando é o cidadão”, declara.
A expectativa da visita do Procon ao Juiz Diego Barth é de que a relação se estreite ainda mais, principalmente com apoio e fortalecimento do magistrado às ações do Procon.
“Parcerias como estas são fundamentais para a sociedade . A iniciativa do juiz Diego Barth é importante para construção da cidadania e o fortalecimento do Procon e das Relações de consumo “,finalizou Rogoski.