Professor Emir: o conselheiro tutelar mais votado de Alegrete

Aos 53 anos, o alegretense Emir Lemes de Almeida, obteve expressivos 700 votos na última eleição ao Conselho Tutelar de Alegrete. Campeão de votos, o biólogo, carinhosamente chamado de professor Emir, ministra disciplinas de Química e Biologia nas escolas José Bonifácio e Lauro Dorneles.

Nesta semana, em meio à atribulada agenda, ele concedeu uma entrevista à reportagem do Portal Alegrete Tudo. Confira os principais trechos:

Portal: O que te levou a concorrer para conselheiro tutelar ?

Após 03 anos no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, visitando entidades que atendem crianças e adolescentes, levando orientações a respeito das atividades desenvolvidas, participando de seminários, encontros, e também como professor nas escolas estaduais, convivendo no dia a dia com inúmeras dificuldades, relacionamentos alunos e família, sentimo-nos aptos ao cargo.

Portal: Fizeste 700 votos entre 26 candidatos, uma diferença de 270 votos para o segundo colocado. O que significa essa resposta nas urnas ?

Esta resposta nas urnas foi uma construção coletiva pensada e organizada pelos amigos e amigas mais próximos, acolhida pelos outros colegas professores, professoras, alunos, alunas, família dos alunos, colegas da saúde, e a minha família.

Portal: Como é a rotina do professor Emir e como será a partir de janeiro 2020 ?

A minha rotina hoje é como professor nas escolas José Bonifácio e Lauro Dorneles, e um dia na semana como voluntário no programa do tabagismo do Caps Ad, e também no Lions Clube Alegrete Ibirapuitã. A partir de 10 de janeiro, a rotina será o conselho tutelar e o trabalho voluntário no Lions clube Alegrete Ibirapuitã.

Portal:O Conselho Tutelar não tem caráter preventivo. Geralmente age depois de uma denúncia ou solicitação. Como enfrentar as mazelas do cargo ?

Ser um ouvinte zeloso e ético, atender, escutar, aconselhar, orientar, encaminhar pais ou responsáveis, mediar conflitos que envolvam o universo das crianças e adolescentes, dar uma prioridade às demandas enviadas pelas escolas.

Portal: Que linha o professor conselheiro vai adotar. Já que tu convives com jovens e adolescentes ?

A linha da mediação, agir sempre que os direitos das crianças e adolescentes forem ameaçados ou violados pela sociedade, Estado, pais ou responsáveis ou em razão da sua própria conduta.

Portal: Além do trabalho em equipe com os demais conselheiros, tu pretendes mostrar que tipo de trabalho para essas 700 pessoas que te deram um voto de confiança ?

Vou lutar pelo fortalecimento das redes de apoio, Caps Ad, Caps I, Caps II, CREAS, CRAS, Moradia transitória, escolas e famílias.

Portal: Estamos no final de mais um ano. Como conselheiro tutelar qual a tua mensagem para os jovens de Alegrete ?

Ser feliz! Que você seja feliz, mesmo quando vier a chorar. Que você seja sempre jovem, mesmo quando o tempo passar. Que você tenha a esperança, mesmo quando o sol não nascer. Que você ame seus íntimos mesmo quando sofrer frustrações. Que você jamais deixe de sonhar, mesmo quando vier a fracassar. Isso é ser feliz. Augusto Cury.

Portal: Qual foi o teu envolvimento no trabalho com crianças que te credenciou  concorrer ao cargo de conselheiro ?

Nas escolas onde atuo, na comunidade com projetos de prevenção como a patrulha verde, o Conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente.

Portal: O que a população pode esperar do Professor Amir no Conselho Tutelar ?

Serei um conselheiro muito presente nos bairros da nossa cidade, promovendo rodas de conversa com as famílias, nas associações de moradores, nas igrejas, nas escolas e ONGs. Dar visibilidade aos projetos de futebol masculino e feminino, incentivar ações comunitários em favor das crianças e adolescentes. Divulgar nos meios de comunicação as atividades desenvolvidas no conselho tutelar, ser o multiplicador dos cursos, encontros, seminários os quais iremos participar. Que tenhamos uma sintonia entre o conselho tutelar e a comunidade.

Júlio Cesar Santos              Fotos: acervo pessoal

Compartilhe
  • 1.3K
  •  
  •  
  •  
  •  
    1.3K
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *