Programa vai orientar como combater sobrepeso e obesidade

A Cozinha Comunitária Noema Domingues começa a ampliar suas atividades. Estão abertas as inscrições para o programa Medida Social, iniciativa para diminuir os índices de sobrepeso e obesidade.

Inscrições do programa Medida Social acontecem na Cozinha Comunitária diariamente entre 8 e 15 horas

Sempre às terças, quintas e sábados, o Medida Social é voltado para pessoas a partir de 15 anos, sem limitação máxima de idade, com duas ações principais. A primeiro é a orientação nutricional e pesagem com nutricionistas, nas terças e quintas entre 15h30min e 16 horas. Em seguida acontece a caminhada orientada com educadores físicos até às 17 horas. Nos sábados, às 9 horas, também haverá caminhadas.

Segundo a nutricionista Gizelda Thadeu, coordenadora de projetos da Secretaria de Assistência Social, o programa vem para dar à Cozinha Comunitária o atendimento aos dois eixos do Programa Nacional de Segurança Alimentar, no qual está inserido: “garantir alimentação adequada e combater a obesidade, um dos grande males da atualidade”.

As inscrições acontecem na Cozinha Comunitária diariamente entre 8h e 14h. As atividades do Medida Social começam no dia 17 de novembro. O secretário José Eduardo Aguiar informa que todas as exigências de Bombeiros, Vigilância Sanitária e o fornecimento de energia elétrica já estão concluídos no prédio. “A comercialização das 50 refeições diárias depende da aprovação da lei que tramita na Câmara autorizando o seu funcionamento”, explica.

Atualmente a Cozinha Comunitária fornece como teste operacional diariamente 25 almoços para a Cooperativa de Catadores de Resíduos Sólidos de Alegrete Ltda (Coocarsal), 15 jantares para o Albergue Municipal, 100 lanches para o Projovem e semanalmente 150 lanches para o baile do Grupo Conviver Idosos.

Foto: Andressa Benites