Projeto de escola cívico-militar foi apresentado na EMEB Vilaverde Moura

O projeto  de implantação de escolas cívicos- militares no RS, liderado pelo Deputado Estadual Luciano Zucco, foi apresentado por video conferência, no dia 13, na Escola Municipal José Antônio Vilaverde Moura, na Vila Piola.  Esta foi escolhida por consulta popular para ser a escola aqui de Alegrete a receber esta modalidade de ensino.

A direção, professores e servidores assistiram a apresentação de como será a Escola cívico- militar.

 

 

O assessor do Deputado Zucco, Patrick Camargo diz que a implantação da escola cívico- militar também depende do Poder Público, no caso a Prefeitura, mas que o deputado deu prioridade para Alegrete ter uma escola nestes moldes e agora é fazer o processo andar.

A Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Márcia Dorneles, explica que para se habilitar a receber a proposta do Ministério da Educação, as escolas tinham que preencher alguns requisitos como: vulnerabilidade social, IDEB baixo, dentre outros .

Aqui, em Alegrete, informou a Secretária, cinco escolas estavam na lista para serem votadas para este projeto. As EMEBs: Saint Pastous, Vila Verde Moura, Luiza de Freitas Valle Aranha, Honório Lemes e Marcelo Faraco. E, destas, a que teve mais votos dos pais e professores foi a EMEB José Antônio Vilaverde Coelho, localizada na Vila Piola.

O modelo de escola cívico-militar, criado pelo governo federal, propõe uma gestão escolar compartilhada entre educadores e militares. A meta do Ministério da Educação (MEC) é construir 216 escolas neste modelo em todos os estados até 2023. No Rio Grande do Sul, duas serão implementadas a partir do próximo ano na rede estadual de ensino.  A partir de 2020 as escolas cívicos- militares com a participação de militares da reserva começam a ser implementadas no Brasil.

Vera Soares Pedroso