Projeto Recadastra da Prefeitura de Alegrete conquista primeiro lugar em evento estadual

A Secretaria de Finanças e Orçamento de Alegrete participou do 6º Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal, organizado pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

Entre os projetos apresentados, a Prefeitura de Alegrete conquistou o primeiro lugar, anunciada em um evento em Nova Petrópolis. O prefeito Márcio Amaral, o vice-prefeito Jesse Trindade, o secretário de Finanças, José Luis Cáurio, e servidores da Secretaria de Finanças participaram da cerimônia de entrega do prêmio.

O projeto “Recadastra Alegrete” é uma iniciativa de atualização cadastral que utiliza imagens georreferenciadas capturadas por veículos aéreos não tripulados (VANTs). Com essa tecnologia, o Setor de Cadastro Imobiliário, em parceria com estagiários do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), realiza a medição e classificação precisa das propriedades residenciais e comerciais no município. O objetivo é consolidar uma base de dados imobiliários que contribua para a justiça tributária e o planejamento urbano de forma eficaz.

Gente de Alegrete que desbrava horizontes longe de casa

Nesta edição, foram premiadas experiências em 16 áreas de atuação, com Alegrete obteve o primeiro lugar na área de Fazenda e Eficiência Fiscal com o projeto “Recadastra Alegrete.”

Para o prefeito Márcio Amaral, o trabalho desenvolvido pela equipe da Secretaria de Finanças do município focou na justiça social, uma vez que a atualização cadastral foi realizada em aumento da arrecadação sem a necessidade de elevação de impostos. “Isso se chama eficiência fiscal na gestão pública”, afirmou o prefeito, que parabenizou sua equipe pelo sucesso do projeto.

O Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal, conforme seu regulamento, é um instrumento para identificar, reconhecer, divulgar e estimular a realização de práticas inovadoras e bem-sucedidas desenvolvidas pelas administrações municipais.

Filhos assumem legado empresarial de Deri de Souza Martins em Alegrete

O diretor de Administração Tributária de Alegrete, Márcio Mombach, idealizador do projeto, destacou os critérios de continuidade, aplicabilidade, abrangência e retorno para a comunidade como fatores determinantes para a seleção do “Recadastra Alegrete” no prêmio. Esta é a primeira vez que a Secretaria de Finanças submete um projeto ao concurso, e a classificação entre os finalistas já é considerada um marco.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários