Próximo dos 8 metros acima do nível, Ibirapuitã já tira moradores de casa

Nível do Rio Ibirapuitã mantém elevação e Defesa Civil está realizando atendimentos em vários pontos do Município.

O coordenador da Defesa Civil, Sindomar Roballo, explicou que eles estiveram em uma residência no bairro Santo Antônio e a água ainda está cerca de 10m da casa. O proprietário já iniciou a organização dos móveis e salientou que se continuar a elevação vai sair por prevenção.

 

De acordo com a DC, o Rio Ibirapuitã está 7m60 acima do nível normal. O crescimento do Rio está cerca de 10cm por hora, nessas últimas seis horas.

Desde muito cedo, equipes estão atuando em todas as áreas Ribeirinhas. Nesta tarde, eles foram, inclusive no bairro Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Zona Leste de Alegrete, onde famílias já estavam com inundações em alguns locais e relato de que uma moradora da rua Euclides Severo, saiu da residência em razão de ser puérpera. Uma das moradoras que falou com a reportagem citou que, na quarta-feira(23), eles tiveram as residências invadidas pelas águas e agora, estão na iminência de uma enchente.

 

” Na Nossa Senhora da Conceição já atendemos. Passamos o número do celular de contato para qualquer eventualidade. Falamos com o Presidente dos recicláveis e nos colocamos à disposição dos moradores para retirada” – informou a DC.

O prefeito Márcio Amaral, preocupado com a situação, mobilizou todas as equipes da Prefeitura. A Defesa Civil tem percorrido diversos pontos da cidade para monitorar os impactos da chuvarada.

A principal preocupação é o aumento do nível do rio Ibirapuitã, que está sendo monitorado, com possibilidade de uma nova enchente.

Um forte temporal atingiu Alegrete na madrugada de quinta-feira, destelhando casas, derrubando árvores e postes em diferentes pontos da cidade. Conforme a Defesa Civil, os bairros Macedo, Sepé Tiaraju e o centro foram os mais atingidos. Muitas pessoas ficaram sem energia elétrica. A Secretaria de Agricultura e Pecuária realizou a poda de árvores que caíram e desobstruiu muitas ruas.

A Secretaria de Infraestrutura desentupiu ruas e realizou consertos de iluminação. “Estamos todos de prontidão para melhor atender a população alegretense. A Defesa Civil está mobilizada desde a madrugada deste sábado (26). Assim que começou a chuva as equipes foram acionadas para atender aos chamados que chegaram ao conhecimento da Prefeitura. Estamos visitando locais e as residências para dar suporte de segurança a quem precisar”, afirma o prefeito Márcio Amaral.

 

A Defesa Civil está monitorando o nível do rio Ibirapuitã e está orientada e pronta para dar assistência aos atingidos pelos temporais desta semana e principalmente do dia de hoje.

A equipe está mobilizada desde a madrugada deste sábado (26). Quem precisar de auxílio pode entrar em contato através (55) 99147.7276 .