PUC aprova projeto de recuperação e digitalização da Gazeta de Alegrete

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, através da Faculdade dos Meios de Comunicação Social (Famecos), aprovou projeto da professora mestra Beatriz Correa Pires Dornelles para restauração, recuperação e digitalização do acervo do Jornal Gazeta de Alegrete. O jornal mais antigo do RS, após uma árdua luta que contou com a articulação do historiador Homero Dorneles, vai fortalecer ainda mais sua trajetória..

gazeta século

Os diretores do semanário comemoram a importância do projeto, num misto de alegria e agradecimento pela notícia que vai resgatar a maior fonte de pesquisa histórica do Município e região.

gazeta mérito

São 133 anos, onde a cada ano, década a década, os usos, costumes, fatos e fotos, estão ali registrados. E esta história finalmente vai estar à disposição da comunidade para pesquisa. “Um grande passo foi dado”, comenta a diretora Lilia Ricciardi.

gazeta velha

Para editor chefe, Paulo Antônio Berquó, a aprovação do projeto representa a maior notícia dos últimos tempos. “Transcende à Gazeta de Alegrete. É Alegrete que receberá um presente inestimável. E torçamos que seja o primeiro e decisivo passo para a construção do futuro Memorial Gazeta de Alegrete. o jornal mais antigo do Rio Grande do Sul precisa fazer valer sua importância histórica e, com isso, beneficiar a comunidade”, explica o jornalista. 

gazeta paulo

Nesta semana uma parte do acervo será encaminhado para a PUC. A própria jornalista e professora da PUC, Beatriz Dornelles, estará em Alegrete acompanhando o processo inicial. 

gazeta independencia

Foi dado o primeiro passo, este processo de restauração, recuperação e digitalização é demorado segundo o grupo de jornalistas da Gazeta. Mas será a concretização de um sonho. Os demais passos, serão pensados depois desta longa etapa. 

gazeta máquina