Quando teremos respeito à cidade em que vivemos, sem lixo descartado em qualquer lugar?

Alagamentos e inundações, aumento da poluição, desperdício de recursos públicos, desvalorização de imóveis, obstrução de vias públicas, prejuízos ao turismo e transtornos com saúde pública são apenas alguns dos principais problemas causados pelo descarte incorreto do lixo.

Essa é uma das principais questões ambientais da era contemporânea, a enorme quantidade de lixo produzida. Associado a isso, surge outro grande e debatido problema que parece cada vez mais desafiador: a não reutilização adequada dos materiais devido ao consumo desenfreado, o desperdício e o descarte incorreto dos resíduos.

Um outro flagrante foi realizado na rua Benvindo Moutinho no bairro Vila Nova. Os moradores destacam que um homem em uma caminhonete com a placa coberta, seria o responsável pelo crime.

Padre José Artur Friggi morre aos 67 anos

O suspeito, entra na rua que fica perto, inclusive, de um Posto de Saúde e realiza o descarte irregular dos resíduos, segundo algumas testemunhas. “Estamos buscando um momento para acionar algum órgão fiscalizador para flagrar esse desrespeito com todos que residem aqui”- informou.

Muitas ações apostam que é necessário acreditar no poder transformador da educação como linha de base para essa mudança comportamental. A partir de uma nova postura, é possível repensar o conceito de resíduo não mais como um material sem uso, mas sim como matéria-prima que deve retornar à cadeia produtiva, conforme destaca a Secretária do Meio Ambiente.

Essa mudança de paradigma é essencial tanto para reduzir o descarte incorreto de lixo, quanto para a redução do próprio consumo.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários